O Blog Nossa Voz divulgou ontem (09) o apelo de uma mãe preocupada com a saúde do filho, que não anda, nem fala e só se alimenta com auxílio de outra pessoa. Veroneide Alves Barbosa contou ao Nossa Voz que há oito meses Lorivan Alves Barbosa, de 25 anos, aguarda por um procedimento cirúrgico no Hospital Universitário de Petrolina-PE.
Ele sofreu um acidente de motocicleta dia 4 de agosto do ano passado e ficou internado por mais de um mês. Depois de liberado, Lorivan precisou voltar ao HU, pois teve hidrocefalia, que é acumulação de líquido no interior da cavidade craniana que causa inchaço do crânio, e passou mais dez dias internado. Inclusive o osso do crânio está por todo esse tempo guardado na barriga do jovem.
O HU-Univasf respondeu aos questionamento da nossa produção. Em nota, o HU reforçou que “é a única unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) da região do Vale do São Francisco que atende aos casos de alta e média complexidade em neurocirurgia e em outras diversas especialidades médicas”.
Além disso, através da nota, o HU explicou que “É preciso sempre priorizar a assistência aos pacientes internados, já que estes se encontram em estado de saúde mais delicado”, e que atualmente 209 pacientes hospitalizados, o que configura uma taxa de ocupação de 171%.
Sobre o caso de Lorivan Alves Barbosa, ainda, não há previsão pra cirurgia. De acordo com a nota, “ele não apresenta condições clínicas adequadas para passar por uma cranioplastia. O paciente continuará sendo acompanhando pela equipe médica da Policlínica que está atenta à evolução de seu quadro”.
Sobre a superlotação, o HU informou que “vem tomando todas as providências necessárias para superar o problema da superlotação, inclusive acionando órgãos como o Ministério Público Federal (MPF) para colaborar no trabalho de responsabilização dos municípios integrantes da Rede Interestadual de Saúde”, finaliza a nota.