Os comunitários da Rua do Brilhante, no Dom Avelar, zona norte de Petrolina, estão convivendo com esgotos estourados sendo lançados em suas casas há dois meses. Segundo informações, a situação se estende com o jogo de empurra-empurra entre a Prefeitura e a Compesa.
A reportagem do Nossa Voz esteve na manhã desta sexta-feira (25) no local para constatar a situação que aflige a diversos moradores, causando transtornos e preocupações com o risco de infestação do Aedes Aegypti, mosquito causador de dengue, zika e Chikungunya.
“Eu já adoeci por conta da quantidade de mosquitos que esses esgotos trazem. Já tenho mais de 10 protocolos e nada foi resolvido.Eu fiz uma escavação para o esgoto escorrer para o terreno baldio ao lado e não entrar em minha casa. Tem um morador que toda noite precisa limpar a casa pois entra muita água suja. Essa é a situação que vivemos desde abril”, narra Maria do Socorro.
O comunitário Matheus informa uma situação ainda mais complicada que está atrapalhando a rotina de sua casa. “Não tenho condições de lavar roupas em casa, pois, se lavar, o esgoto transborda. Pago a água cara e não posso usufruir, tenho que ir para casa dos outros lavar e isso me deixa indignado”, diz.
Em nota, a Prefeitura lamentou o ocorrido na referida rua e informou que nos próximos dias, “uma equipe do setor de manutenção de esgotos da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (Seinfra) será encaminhada ao local pra verificar essa situação e avaliar os reparos necessários”.
Na oportunidade, a gestão reforçou ainda o pedido para que os moradores evitem remover as tampas do pvs ou joguem lixos nas ruas. Essas situações prejudicam o bom funcionamento do esgotamento na região.