Grupo Univasf com Bônus comenta aprovação da bonificação regional: “Finalmente a justiça foi feita”

0

Finalmente o bônus regional da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foi aprovado na última sexta-feira (26) pelo Conselho Universitário (Conuni). Estudantes sertanejos terão acesso ao bônus regional de 10% para todos os cursos da Univasf, já valendo para o próximo Sisu, que ainda não tem data definida.

Para falar sobre o assunto, que foi um dos mais comentados no final de semana, o Nossa Voz convidou, nesta segunda-feira (29) a professora e diretora do curso BiOs, Maryann Saraiva, acompanhado pelos articuladores do Grupo Univasf com Bônus, o aluno de escola pública, João Moraes e o pai de aluno, Miguel Batista.

Mary Ann não escondeu a satisfação de ver que finalmente, após quase uma década, os estudantes sertanejos poderão ter a disparidade corrigida. “Durante muitos anos, sempre acompanhei estudantes, até mesmo por estudar o processo de políticas afirmativas. O processo de exclusão do Nordeste é muito grande, e, com isso, este bônus vem fazer justiça aos estudantes sertanejos. Como dr. Osvaldo Coelho dizia; A Univasf está no Sertão para o Sertão, agora é que os alunos precisam arregaçar as mangas e estudar, sabendo que o processo agora é possível”, comemora.

A diretora do BiOS aproveitou ainda para parabenizar a sociedade civil que foi a grande responsável por trazer o assunto a tona e lutar pela aprovação. “Quero parabenizar a união da sociedade civil pelo bem comum. a União dos Estudantes Secundaristas de Petrolina (UESP); o Grupo Univasf com Bônus (GUB), a imprensa, principalmente a Grande Rio FM, que encabeçou a luta, além da Univasf e de alguns professores e representantes da universidade, desde a comissão que elaborou um excelente relatório técnico, até o reitor pro-tempore da instituição, Palulo César Fagundes”, disse.

Para o aluno João Moraes, a bonificação veio confirmar o papel fundamental da educação nas vidas dos estudantes. “Esse bônus veio com um grande apreço por nós do Sertão, pois a gente sabe o papel fundamental que a educação tem na nossa vida e o quanto o Sertão precisa de um maior avanço educacional. Então, irá ajudar bastante aos alunos que buscam ficar em sua região e devolver conhecimento aqui mesmo”, afirma.

O representante dos pais de alunos, Miguel Batista, também endossou o comentário de João. “É um momento de festejar e agradecer a todos os que se uniram para lutar pela bonificação e agradecer pela Univasf ter feito justiça”, comemorou.