Eleições Sindsemp: Walber Lins diz que o seu compromisso é dar continuidade na garantia de direitos aos servidores

0

“Sempre lutar, buscar as garantias de direito, as condições de trabalho e a valorização do  servidor”, foi com essa frase que Walber Lins defendeu a sua reeleição para presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Petrolina (SINDSEMP). Durante entrevista ao Programa Nossa Voz desta quarta-feira (26), o candidato da Chapa 1 expôs seus êxitos a frente do sindicato e futuras propostas, caso vença o triênio 2022/2025. 

Com menos de uma semana para as eleições, Walber contou que a prioridade é percorrer todos os ambientes trabalhistas. “Estamos rodando todos os locais de trabalho e, acreditamos, que até o final da semana a gente feche todos os lugares de Petrolina. Isso é importante, olhar no olho do servidor e estar ali compartilhando daquele momento, escutando sugestões e  propostas”, explicou o atual presidente. 

Na entrevista ele falou como anda os processos de direcionamentos dos projetos de Lei que beneficiam servidores da educação. “Nós acompanhamos o andamento dos extratos do conselho do FUNDEF e, no início de dezembro, nós conseguimos um saldo previsto em torno de quase 70 milhões e isso inclui a destinação para a folha de dezembro, décimo terceiro, férias e, por fim, o rateio. […] Foram cinco reuniões com o secretário Plínio Amorim para definir essa situação do rateio e, a partir disso, nós tivemos a Lei federal que trouxe uma situação urgente para que fosse debatido, onde contemplou mais 6 mil servidores”, contou Walber Lins. 

O Sindicato está há mais de dois anos envolvido na tramitação de pagamentos do Precatório do Fundef de Petrolina.  O candidato da Chapa 1 contou como anda os avanços para ressarcir os servidores. “Existe uma ação judicial entre o município e a união, ela foi tramitada e julgada em parte, onde trouxe a definição que o recurso era destinado ao município de Petrolina e de exclusividade para a educação. Estamos monitorando essa ação de perto e, comunitariamente, conduzimos juntos à  Comissão da Educação da Câmara, uma proposta, onde se trata a resolução da destinação desse recurso, disse ele. 

Os reajustes salariais são pautas que sempre preocupam os servidores. Questionado sobre solucionar os anseios das categorias, Lins contou que o sindicato, durante a sua gestão, esteve a par das discussões. “Temos a questão das categorias que têm o piso definido e daquelas que não tem, mas que já estão na proposta da campanha salarial. [..] Tivemos uma mobilização nacional significativa no piso nacional de enfermagem. No dia da votação no Senado, tinham 32 representantes da enfermagem e, desses números, dois eram do Sindsemp estavam representados”, contou ele.