O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf/Ebserh) está fazendo parte do Projeto Saúde em Nossas Mãos, iniciativa nacional que tem o objetivo de reduzir Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do SUS, bem como fomentar a Cultura de Segurança do Paciente na instituição.
Com apoio técnico do Institute for Healthcare Improvement (IHI), o projeto pretende reduzir em no mínimo 30% as IRAS até 2023, a partir da implantação de práticas de prevenção de infecções relacionadas ao uso de ventilação mecânica, uso de cateteres venosos e de sondas vesicais. O HU está aplicando a metodologia desenvolvida desde agosto de 2021, contando com o suporte da Unidade de Terapia Intensiva Adulto, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente.
Para a concretização das metas do projeto, as áreas assistenciais do HU-Univasf estão sendo articuladas com o propósito de reduzir os índices de infecção, minimizando os eventos adversos, com consequente melhora na qualidade na assistência prestada. “Através de estratégias e condutas, buscamos fornecer adequado suporte aos pacientes. O pacto coletivo, envolvendo todos os atores hospitalares, é crucial para o êxito das ações, aparentemente simples, mas que potencializam resultados muito benéficos para o processo de cuidado, a exemplo de maior eficiência na recuperação aos enfermos e da sustentabilidade hospitalar”, avalia Albert Nuann Oliveira, enfermeiro da Unidade de Terapia Intensiva Adulto e articulador do projeto no hospital.
O ‘Saúde em Nossas Mãos’ compõe o Programa de Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), desenvolvido pelo Ministério da Saúde para fortalecimento do Sistema Único de Saúde, e cinco hospitais trabalham de forma colaborativa para a execução do projeto: Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital do Coração, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio Libanês.
Sobre a Rede Ebserh
O HU-Univasf faz parte da Rede Ebserh/MEC desde janeiro de 2014. Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Vinculadas a universidades federais, essas unidades hospitalares possuem características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.