A iniciativa é dos professores do Colégio Estadual Hildete Lomanto, que fica no Centro de Juazeiro. A unidade escolar dispõe de cerca de 200 vagas para a EJA – Educação de Jovens e Adultos, mas faltam alunos para se matricular. Depois que as aulas voltaram a acontecer de forma presencial, muitos estudantes não retornaram a escola e algumas turmas foram fechadas. Depois de tentar contato com esse público via telefone, os professores resolveram deixar a sala de aula e ir em busca de alunos pessoalmente.
Nesta semana, o corpo docente do Colégio está realizando visitas em residências e no comércio da cidade com o objetivo de convencer os alunos a retornarem a escola e assim consigam concluir o ensino médio.
O curso é totalmente gratuito e é destinado a pessoas com 18 anos ou mais que estão atrasadas nos estudos. Para que possa contemplar quem trabalha durante o dia, as aulas são ministradas a noite, das 19:00 às 22:00. Para facilitar a vida de quem não tem condições de ir em casa, após a saída do trabalho, o Colégio oferece jantar antes do início das aulas. Outro atrativo é a que agora as salas estão sendo climatizadas.
Documentação: Para se matricular o aluno deve procurar a Secretaria da Escola, que funciona das 7:30 às 20h, sem intervalo para o almoço, levando original e cópia do RG, CPF, Comprovante de Residência, Ficha 18 ou declaração da escola anterior e duas fotos 3×4.
São oferecidas duas modalidades. A etapa por séries, na qual o aluno conclui 1º, 2º e 3º anos, em um período de apenas 2 anos e o Tempo de Aprender, onde o estudante cursa o ensino médio por disciplinas e só vai a escola no dia da aula da disciplina que ele escolheu.
Endereço: O Colégio Estadual Hildete Lomanto, funciona na Rua Oscar Ribeiro, no Centro de Juazeiro, em frente ao antigo prédio da TV São Francisco. Telefones para contato: (74) 3611-6613 / (74)9 8817-1725 (WhatsApp).