Em entrevista ao Nossa Voz na manhã desta terça-feira (29), Paulo Bonfim, prefeito eleito com mais de 12 mil votos no município de Curaçá, falou sobre as expectativas e preparativos para assumir o cargo em 2025.
Antes mesmo de alcançar o mandato na cidade, Bonfim explicou que estava trabalhando há alguns anos para trazer mais qualidade de vida a população. “A gente fez um trabalho durante 8 anos, mesmo sem mandato, mas nos quatro cantos do município. A gente andou, visitou as pessoas, trouxe muitos investimentos através de parceria com o Governo do Estado, nosso deputados e o resultado veio nas urnas”.
Paulo Bonfim também já iniciou contato com secretários de diversas pastas do Estado da Bahia, para buscar investimentos e resoluções em determinados assuntos do município . “Conversei com a Secretaria de Educação, porque eu sei como tá a situação da educação em Curaçá, a gente precisa ver a possibilidade dos Transportes Escolares, da melhoria nas escolas. Já fui na Secretaria de Saúde, porque eu sei como é que tá a saúde de Curaçá, inclusive hoje, depois que passou a eleição, o povo tá sofrendo por falta de medicação, o pessoal que faz tratamento de câncer, hemodiálise, estão sem transporte”.
Transição de Governo
“O nosso jurídico já solicitou alguns documentos, alguns dados, para a gente saber como está realmente o município, inclusive foi empossado alguns concursados agora, e tem muitas coisas que a gente precisa saber, esclarecer para o povo como é que tá a situação do município. A gente vai pegar uma casa sabendo que os problemas são grandes, então a gente vai trabalhar com o pé no chão, tem que saber o que tem primeiro, fazer esse levantamento, para a gente começar a botar a máquina para funcionar”.
Parceria com Estado
“A prioridade no momento vai ser a saúde, que a gente sabe o caos que tá: transportes todos sucateados, carro de apoio não tem nas comunidades, e eu disse ao Governador que a gente precisa desse apoio. Também o melhoramento das estradas, porque estraga tudo sem estrada, a gente não tem transporte escolar, não tem a ambulância, não tem saúde, não tem nada, né? Então eu fui lá buscar a parceria com ele [Governador Jerônimo], ele se prontificou em nos ajudar e com certeza a gente vai fazer a diferença porque eu vou estar 24 horas atendendo e buscando melhoria”
Secretariado
“Não vou citar nomes ainda, que a gente está em discussão, mas a gente quer botar pessoas que realmente entendam da pasta, porque a gente sabe que fica mais fácil. Tem o lado político? tem, mas a gente quer botar pessoas técnicas, também se colocar alguém político, que desenvolva o papel, que esteja lá para trabalhar para o povo e que atenda as pessoas independente de que partido esteja”.
Governo Federal
Com relação à inclusão de Curaçá em projetos de financiamento do Governo Federal, Bonfim explica que há inadimplências que interferem no fechamento de convênios com o Governo. “São mais de R$ 70 milhões, mas a gente pediu para o jurídico solicitar todo o débito, e com certeza na hora que souber do valor a gente vai esclarecer isso para o povo, porque você sabe que fica difícil de fazer parceria com um município inadimplente”.