Alerta Laranja: Possibilidade de chuva intensa para Petrolina e Juazeiro pode ter relação com ciclone vindo da Bahia, alerta Defesa Civil

0

O Instituto Nacional deMeteorologia (INMET) confirmou a previsão de chuva entre 30 e 60 mmh ou 50 e 100mm, com ventos intensos de 60-100 km/h para Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).

A temperatura pode chegar a mínima de 20°C, na segunda e na terça-feira, com ventos moderados e possibilidade de chuva e trovoada.

O aviso de chuvas intensas começa neste sábado (23) e segue até o dia 26 de novembro podendo a previsão ser alterada.

A possibilidade do tempo chuvoso e a ventania serão consequências de um centro de baixa pressão, conhecido popularmente como ciclone.

Caso aconteça, o ciclone vai se formar no oceano, próximo à Bahia. Nesses eventos climáticos, o vento se move no sentido horário, aumentando os ventos e as chuvas na região.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os ventos poderão chegar a 100 km/h no sul da Bahia, Vale do São Francisco e oeste do estado.

Alerta laranja: De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), existe a probabilidade de ocorrência de movimentos de massa no extremo sul da Bahia. A previsão indica elevados acumulados no decorrer do dia de amanhã (23), que podem acontecer na forma de pancadas de chuva de alta intensidade. Neste cenário, existe o risco de deslizamento de terras, especialmente em encostas urbanas, e eventuais “quedas de barreira” às margens de rodovias.

Assim, a equipe da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) segue atenta e em regime de plantão, trocando informações com cada Defesa Civil municipal. Havendo alguma demanda, poderá atender a população da melhor forma e com a maior brevidade possível. 

Orientações gerais -A Defesa Civil do Estado orienta que a população fique atenta às chuvas, evitando exposição aos riscos. Pode haver queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. 

Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. 

Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de emergência, ligue para o Corpo de Bombeiros (193). (Ascom/Sudec)