“Não orientamos nenhuma unidade de saúde a atender apenas pacientes com covid-19”, declara diretora de atenção básica de Petrolina

0
Foto: Reprodução

A Diretora de Atenção Básica de Petrolina, Lorena Andrade, participou do programa Nossa Voz na manhã desta sexta-feira (31). Além de explicar como os protocolos nas unidades estão funcionando nesse período de pandemia, a diretora respondeu alguns questionamentos dos ouvintes a respeito do atendimento a outras enfermidades.

Acesso aos serviços de atenção básica

Por conta do novo coronavírus, muitas pessoas não têm conseguido acessar outros serviços de saúde. A respeito disso, a diretora explicou que as unidades “continuam atendendo gestantes, pacientes com hanseníase, tuberculose, hipertensos, diabéticos e outros. A questão é que o atendimento precisou ser reorganizado por causa da pandemia”. Lorena Andrade ressaltou que a chegada desses pacientes às unidades também passa por uma diferenciação no encaminhamento, pois a equipe precisa distinguir aqueles que apresentam sintomas respiratórios dos demais.

A ouvinte Andressa Pinheiro, moradora do N11, alegou que não consegue atendimento no posto da comunidade. “Todas as vezes que vou lá, eles dizem que só atendem urgências. Tenho problemas nos rins e estou com exames retidos na Secretaria de Saúde, mas no posto me informaram que só estão chegando lá os exames de sangue”, afirmou. A diretora de atenção básica explicou que os atendimentos nas unidades não devem ser apenas de urgência, mas justificou que houve uma diminuição no número de alguns exames. “Muitos desses exames eram realizados na UPAE e o serviço cessou por conta dos leitos que foram abertos. Mas, já estamos retornando com vários atendimentos especialistas e exames complementares”.

Cleidimar Silva, moradora do distrito de Nova Descoberta, relatou que está doente e precisando de diversos exames, no entanto, o posto de saúde local afirma que só será possível atendê-la depois da pandemia. “Meu esposo também é diabético e não consegue atendimento”, afirmou. Lorena Andrade mais uma vez sinalizou equívoco quanto a essa informação e afirmou que os outros atendimentos devem continuar acontecendo nas unidades. “Vamos verificar o que está acontecendo, mas não foi dada nenhuma orientação quanto a atender apenas pacientes suspeitos ou com covid-19”.

Unidades Móveis

O retorno do atendimento a outras patologias através da Unidade Móvel e a falta de cobertura do Ministério da Saúde no Parque São Gonçalo foram questões trazidas pelo ouvinte Ozéias da Silva, morador do bairro. “Realmente, essa é uma área descoberta aqui no município, que tem uma população considerável e é atendida pelo bairro Jardim Petrópolis, que também é gigantesco. Desde o dia 30 de abril solicitamos o credenciamento da área ao Ministério da Saúde. Temos total ciência que precisamos de novas equipes”, afirmou Lorena Andrade. A diretora explicou que a Secretaria de Saúde tenta minimizar a falta de assistência através da unidade móvel, que se reveza entre os bairros Monsenhor Bernardino, Vivendas e Parque São Gonçalo. “Não é suficiente para abarcar toda a demanda, mas conseguimos dar um suporte. Estamos correndo atrás para viabilizar isso o quanto antes, por enquanto, aguardamos a autorização do Ministério da Saúde”, ressaltou.

Outros canais de atendimento para covid-19

Em relação às possibilidades de atendimento para suspeitas ou pacientes com sintomas gripais, Lorena reforçou que além dos postos de saúde, há também o teleatendimento através do site – durante os dias úteis – e o contato (87) 98841-0800.