Com o atendimento ao público suspenso desde março, no início da pandemia, as Bibliotecas Públicas do Estado da Bahia retomam suas atividades a partir da próxima segunda (5).
Os espaços vão funcionar com o horário reduzido, das 10h às 16h, de segunda a sábado, seguindo as recomendações estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Secretarias de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e Municipal de Salvador (SMS).
Para o retorno das atividades, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP) desenvolveu um documento com recomendações técnicas de prevenção a Covid-19. Será necessário o uso de máscara dentro das unidades e os funcionários usaram luvas e não poderão compartilhar objetos de uso pessoal como canetas, lápis e copos.
O mobiliário será redistribuído afim de cumprir o distanciamento social de dois metros entre os usuários durante o atendimento, e os livros emprestados ficarão em uma sessão para a higienização, que só poderão ser “alugados” novamente após 14 dias.
O processo de verificação de acervo e renovação dos livros continuarão sendo feitos pelo Sistema Pergamum.
Apesar do retorno do atendimento público, as atividades culturais continuam suspensas de forma presencial, acontecendo apenas de forma online.