
Iniciativa foca em ações de cidadania, saúde (vacinação, consultas), assistência social (CadÚnico), e ações especiais como o cadastro de agricultura familiar e castração de animais
O programa Nossa Voz desta terça-feira (19) recebeu o coordenador do programa Bora Petrolina, Ailton Guimarães, para falar sobre a 22ª edição do programa que será realizada neste sábado (23), no Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho (PSNC) – Núcleo 4.
Ailton Guimarães demarcou sobre o alcance do programa no município que, em 21 edições realizadas, já atendeu a mais de 290 mil pessoas, nas áreas rural e urbana de Petrolina. “Dizendo da importância de levar a prefeitura para perto das pessoas e com isso a gente vai totalizando mais de 295 mil atendimentos na em 21 edições do Bora Petrolina”, celebrou Ailton.
O programa está em seu terceiro ano de execução e tem como objetivo ampliar o acesso da população a serviços essenciais de saúde, assistência social e cidadania. Ailton agradeceu aos parceiros da Fundação Nilo Coelho, Sesi, Sebrae, secretarias municipais e aos vereadores da Casa Plínio Amorim. “Os parceiros têm sido assim fundamentais para desenvolver esse programa que tem dado certo na gestão municipal. E a gente vai agora para o N-4, no próximo sábado, dia 23. A gente vai estar lá cedinho para atender a todo mundo”, disse o coordenador.
A ação no projeto de irrigação N-4 vai acontecer na Escola Municipal Manoel Alves Nogueira, localizada na Rua B, nº 60, das 8h até às 12h, com todos os serviços gratuitos. Durante a programação, serão oferecidos serviços nas áreas de saúde, com vacinação, consultas e orientações, além de atendimentos de assistência social, como atualização e novos cadastros do CadÚnico.
O coordenador do Bora Petrolina demarcou ainda sobre a oferta de outros serviços nesta 22ª edição do programa. “Nesta edição, a gente está chegando mais forte com um grupo da Fundação Nilo Coelho que vai levar um grupo de 69 pessoas, entre elas, barbeiro, cabeleireiro, design de sobrancelha, oficina de tecido”, destacou Ailton.
O coordenador ressaltou que são 4 horas intensas de ação, com mais de 400 pessoas envolvidas, diretamente, na realização do Bora Petrolina. Ele também demarcou sobre os atendimentos voltados ao cadastro de agricultura familiar. “A gente vai realizar a emissão do CAF, que é o cadastro da agricultura familiar, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural. E com outro diferencial, presença confirmada também dos dois sindicatos, tanto o sindicato dos trabalhadores rurais, como também o sindicato da agricultura familiar”, informou.
Ailton destacou ainda que as ações do Bora Petrolina no N-4 irão contemplar moradores de assentamentos, como o Água Viva 1, e de alguns acampamentos rurais, como Zé Arnaldo e Primeiro de Maio.
O coordenador orientou ainda sobre os horários e sobre como será feita a organização dos participantes. Aqueles que forem realizar exames laboratórios devem se atentar ao horário antecipado.
“Às 8 horas da manhã a gente começa, oficialmente, todos os serviços. A gente só controla a ordem de chegada para o exame laboratorial. Porque às 6h30 da manhã, a gente começa a fazer a coleta do sangue, através dos laboratórios que vão fazer esse tipo de serviço. E esse é o único serviço que começa antecipado no Bora Petrolina, porque as pessoas vão em jejum”, explicou Ailton.
Confira a entrevista na íntegra
A entrevista completa com o coordenador do programa Boa Petrolina, Ailton Guimarães, no programa Nossa Voz está disponível no canal da Grande Rio FM, no YouTube, através do link.


