Comandante do Corpo de Bombeiros alerta sobre riscos com fogueiras e fogos de artifício no São João

0

Com a véspera de São João e a tradição de acender fogueiras e fogos de artificio (mesmo com a recomendação do Ministério Público que proíbem essas práticas), o programa Nossa Voz desta quarta-feira (23) trouxe o Coronel Charles, Comandante do Centro de Atividades técnicas do Sertão 2 do Corpo de Bombeiros de Petrolina para alertar sobre os cuidados domésticos no São João.

O bombeiro explicou que mesmo não havendo a venda de fogueiras após a recomendação do MP, é comum que famílias se reúnam num local mais reservado, respeitando o isolamento social. “Não estamos dizendo que as pessoas devem acender fogueiras, porém, caso os façam, devem fazer em local afastado, longe da zona urbana, que concentra um maior número de pessoas. Ter cuidado com os prejuízos à saúde respiratória, sobretudo pra quem é alérgico, além de não queimar a fogueira em locais asfaltados, pois acaba estragando a pavimentação”, explica.

“Com relação aos fogos de artifício, a recomendação é não soltar, mas caso o façam, que crianças e adolescentes sejam acompanhadas por um responsável, que estejam prestando atneção nas formas de utilização de cada brinquedo, primando pela segurança, e se a criança for alérgica, obviamente, optar por deixá-la longe”, destaca.

Outro ponto destacado pelo Comandante Charles é a combinação álcool e direção e álcool e banhos de rio. “Muitas pessoas vão a locais na beira do Rio. Portanto, sempre bom lembrar que as pessoas não ingiram bebidas alcóolicas antes de tomar banho no São Francisco, que é uma área de constante movimento e possui o leito irregular. Outra coisa é manter a água abaixo da linha do umbigo, dessa forma a pessoa consegue se manter firme no local”, alerta.

Para socorrer vítimas de queimaduras, Comandante Charles salientou que não se deve lançar mão de receitas caseiras. “Jamais utilizar manteiga, margarina, borra de café, creme dental, quebrar um ovo em cima do local… Só aumenta o risco de infecção. O ideal é lavar o local com água corrente para amenizar a dor e hidratar a pele que foi queimada. Quando já tiver com a sensação de dor mais aliviada, deve procurar atendimento médico especializado”, informa.

Por fim, caso alguém precise de atendimento do Corpo de Bombeiros, deve utilizar o número 193. “Estamos 24 horas disponíveis para atender a população, porém, solicitamos que sigam a recomendação do Ministério Público e não acendam fogueiras e fogos”, finaliza.