Nesta segunda-feira (1º), Dia do Trabalhador, diversos movimentos sindicais irão se reunir, em todo o Brasil, em celebração à data.
Em Pernambuco, também serão organizados atos em alusão ao 1º de Maio. Para este ano, as 15 pautas do 1º de Maio Unificado percorrem os âmbitos social e econômico.
Entre as demandas, fortalecimento das negociações coletivas; fim dos juros extorsivos; política de valorização do salário mínimo; fortalecimento da democracia; aposentadoria digna; contra o assédio moral, a violência e o racismo e a revogação do “Novo” Ensino Médio.
Presença de Lula
O maior evento nacional terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Será realizado a partir das 10h, no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo. A expectativa é que haja a presença de 45 mil pessoas no local.
Haverá, também, atrações musicais: Zé Geraldo, Leci Brandão, Toninho Geraes, Almirizinho, MC Sofia, Edi Rock, Dexter e Sidney Magal. Além de apresentação do grupo bloco Ilú Obá de Min. A discotecagem será com a DJ Maria Teresa. E tudo será transmitido nas redes sociais e canais do YouTube das centrais sindicais.
Para garantir a tranquilidade do evento, 400 seguranças privados irão atuar junto ao policiamento ofertado pelos órgãos públicos.
Pernambuco
Já em Pernambuco, está previsto um ato a partir das 10h, no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife. As centrais sindicais do Estado (CUT, CTB, UGT, Força Sindical, Intersindical e Nova Central) estarão juntas em frente ao Cassino Americano. O evento também terá atrações musicais.
No bairro da Várzea, Zona Oeste da capital pernambucana, será realizado o Primeiro de Maio Anticapitalista na praça principal do bairro.
Estão confirmadas as participações do Coco da Quinta, Amun-ha, os Malanarquistas, a Batucada feminista. E ainda haverá a distribuição de um sopão solidário.
As 15 pautas do 1º de Maio Unificado de 2023:
– Fortalecimento das negociações coletivas
– Mais empregos e renda
– Fim dos juros extorsivos
– Política de valorização do salário mínimo
– Direitos para todos
– Revogação dos marcos regressivos da legislação trabalhista
– Fortalecimento da democracia
– Aposentadoria digna
– Trabalho igual, salário igual
– Convenção 156 (OIT) – Valorização do servidor público
– Convenção 151 (OIT)
– Contra o assédio moral, a violência e o racismo
– Revogação do “Novo” Ensino Médio
– Desenvolvimento econômico e social
– Regulamentação do trabalho por aplicativos
– Em defesa das empresas públicas (Folha PE)