O ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino afirmou, neste domingo (24/9), que o quadro na Bahia é “muito desafiador”. O estado vive clima de tensão no último mês, com frequentes confrontos entre policiais e organizações criminosas, com a morte de ao menos cinco suspeitos e um policial federal na Operação Fauda, da Polícia Federal (PF), na última semana.
“É um quadro, sem dúvida, muito desafiador, muito difícil e o que nós do governo federal fizemos nesse momento foi fortalecer a presença da Polícia Federal pra apoiar essas ações, sobretudo visando a pacificação”, explicou Dino.
O ministro participou da cerimônia que concedeu a medalha da Ordem do Mérito, no grau de Grã-Cruz, ao Padre Júlio Lancelloti. O evento foi realizado na capital paulista.
Dino descartou, porém, intervenção federal no estado. “A intervenção federal só é usada quando você não consegue pelos caminhos da conversa, do diálogo, trabalhar conjuntamente. No caso da Bahia, nós temos conversado com o governador, com o secretário de segurança, para que haja um aperfeiçoamento, um aprimoramento dessas ações”, disse o ex-governador do Maranhão.
Fonte: Metropoles