Reeleito para a diretoria técnica do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Bahia (Sebrae-BA), Franklin Santos virou alvo de uma investigação do Ministério Público do Trabalho (MPT) após algumas acusações de assédio moral durante a execução de suas atividades.
De acordo com informações obtidas pelo Bahia Notícias, o MPT já teria iniciado a oitiva de algumas vítimas dos eventuais assédios. As acusações teriam começado a “emergir” após uma auditoria periódica realizada pela tradicional empresa KPMG, que realizou o levantamento interno no Sebrae do estado. Após a conclusão da auditoria, as denúncias teriam sido repassadas ao órgão competente.
O BN teve acesso ao relatório da empresa que entrevistou diversos funcionários. O relatório executivo indica que, nas entrevistas, “foi possível obter uma percepção de clima organizacional e relatos de assédio moral”. “Identificamos os seguintes resultados: 28% dos entrevistados afirmaram existir um clima positivo; 72% dos entrevistados relataram um clima negativo de ‘medo'”.
“Dentre os relatos que sinalizaram a existência de um clima negativo, prevaleceu a menção à conduta do Sr.Franklin Santana Santos (Diretor Técnico), dentre eles: 84% mencionaram potenciais situações de assédio moral protagonizadas por ele; e 61% apontaram que a conduta dele é a principal origem do clima de medo no Sebrae-BA”, indicou o relatório.
Como exemplos de situações citadas estão: constrangimento público, desqualificação e ofensa à dignidade, autoestima, profissionalismo e imagem, comunicação descortês, adoção de tom de voz elevado e linguajar impróprio, intimidação, entre outros. O documento aponta ainda que todas as situações citadas foram mencionadas nos relatos dos entrevistados e foram possíveis identificar na documentação analisada.
Santos foi reeleito para o posto no final de 2022, durante eleição realizada durante reunião do Conselho, na sede do Sebrae, em Salvador, tomando posse novamente no início de 2023. Na ocasião, Humberto Miranda, presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), foi eleito para a presidência do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Bahia.
Franklin Santos é administrador de empresas com especialização em Gestão de Projetos (FGV/EAESP). O atual diretor Técnico é funcionário de carreira do Sebrae desde 1998, tendo começado suas atividades na Unidade Regional de Santo Antônio de Jesus, como estagiário, em 1995. Quadro conhecido no Sebrae, o diretor tem relação com os mais variados setores da empresa.
Apesar de todas essas denúncias, até o momento nenhuma medida foi tomada contra Franklin Santana Santos. Humberto Miranda tem sido acusado de “proteger” o diretor, já estando ciente de todo o processo e acusações.
Fonte: Bahia Notícias