Dnit detalha andamento da Travessia Urbana de Juazeiro com demolição da banca em março e conclusão da obra em 2026

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O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) apresentou, em entrevista coletiva realizada hoje (16), as atualizações sobre as obras na Travessia Urbana de Juazeiro, na Bahia. A apresentação ocorreu no no canteiro de obras da CLC, empreiteira contratada para a realização das intervenções. Iniciadas em maio de 2023, as obras têm a conclusão prevista para julho de 2026, com um investimento total de R$ 185.911.466,36. O projeto inclui a construção de cinco viadutos, duplicações de rodovias, instalação de rotatórias e melhorias significativas nas BR-407/BA e BR-235/BA.

Segundo o Superintendente Regional do DNIT na Bahia, Roberto Alcântara de Souza, a entrega da obra depende de fatores que podem gerar desafios inesperados. “Nossa expectativa é que tudo seja finalizado em julho de 2026. No entanto, dependemos de uma série de fatores, como possíveis problemas com esgotamento sanitário ou rede elétrica que só se tornam visíveis com o avanço das obras. Estamos trabalhando para cumprir o cronograma, mas sempre atentos a essas possíveis intercorrências.”

Principais Intervenções

Viadutos

A construção de cinco viadutos é uma das etapas mais importantes do projeto:

Viaduto 01: Localizado próximo à cabeceira da Ponte Presidente Dutra (BR-407/BA, KM 0,00), com 560 metros. Previsão de conclusão: abril de 2026.
Viaduto 02: Em frente ao Assaí Atacadista (BR-407/BA, KM 1,72), com 100 metros. Conclusão prevista para maio de 2025.
Viaduto 03: Ao lado da Lagoa do Calu (BR-407/BA, KM 2,30), com 120 metros. Concluído.
Viaduto 04: Sobre o Riacho Macarrão, com 66 metros. Concluído.
Viaduto 05: Sobre o Riacho Malhada, com 84 metros. Concluído.

Além disso, bueiros celulares duplos foram instalados nos riachos Macarrão e Malhada para garantir o escoamento adequado de água.

Rotatórias e Pistas de Rolamento

Seis rotatórias serão implementadas para melhorar o fluxo viário, incluindo as que ficam sob os viadutos 01, 02 e 03, e em pontos estratégicos das BR-407/BA e BR-235/BA. As rodovias também receberão melhorias significativas, com 5,30 km de duplicação na BR-407/BA e 4,00 km de reparos na BR-235/BA, utilizando CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente).

Impactos e Estudos de Tráfego

O DNIT destacou a importância de mitigar os impactos das obras, especialmente no momento crítico da remoção da banca na Ponte Presidente Dutra, prevista para março de 2025. Roberto Alcântara explicou que o órgão está elaborando um estudo técnico para minimizar transtornos. “Estamos monitorando 21 pontos da cidade, incluindo 15 semáforos, para entender o fluxo de veículos e os horários de pico. Esses dados serão fundamentais para que, em parceria com a Prefeitura Municipal, possamos organizar o tráfego da melhor forma possível antes da remoção da banca.”

Sobre a remoção, o superintendente destacou os desafios. “Esse será o ponto mais sensível da obra. Durante a demolição, todo o trecho será isolado para garantir a segurança de pedestres e motoristas. As máquinas trabalharão em toda a extensão de 2 km, e estamos planejando todas as medidas necessárias para minimizar os riscos e evitar acidentes.”

Iluminação e Segurança

Embora o projeto contemple a iluminação nos viadutos, o restante da travessia não está incluído. Alcântara esclareceu que essa responsabilidade é do município. “Constitucionalmente, a iluminação em áreas urbanas é uma atribuição dos municípios. O DNIT não pode implementar iluminação sem anuência da prefeitura, pois isso geraria custos que precisam ser geridos localmente. No entanto, estamos alinhados com a solicitação do prefeito eleito, Andrei, para avaliar a possibilidade de ampliar a iluminação até a conclusão das obras,” destacou o superintendente.