Em Pernambuco, casos de Covid-19 em idosos com 85 anos ou mais caem 25% após início da vacinação

0
(Foto: Ilustração/ Ascom PMJ)

O total de casos confirmados de Covid-19 na população com 85 anos e mais em Pernambuco está em tendência de queda e segue na contramão das demais faixas etárias. Os dados foram apresentados pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, em coletiva de imprensa, na quinta-feira (4).

Primeira faixa de idosos a serem vacinados no Estado, é a única que apresenta índices de redução, com 25% menos casos entre os dias 24 de janeiro e 28 de fevereiro, que compreendem as semanas epidemiológicas de 4 a 8.

Na faixa etária de 20 a 59 anos, houve um aumento de 38% no registro no mesmo período. Entre 60 e 84 anos, os casos também cresceram, mas com uma porcentagem menor, de 11%.

“Essa redução já pode apontar uma influência positiva do processo de vacinação desta faixa etária. Esses primeiros dados demarcam a importância do processo de imunização. É um sopro de esperança que a vacinação pode mudar o curso dessa doença”, comentou o secretário André Longo.

Mais de 80 mil idosos de 85 anos e mais foram vacinados no Estado, segundo a última atualização da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), feita na quinta-feira. O total, segundo Longo, corresponde a 100% da população dessa faixa etária.

A imunização dos idosos com 85 anos e mais é feita com a vacina de Oxford/AstraZeneca, cuja segunda dose deve ser aplicada com um intervalo de três meses. 

Longo destaca que Pernambuco foi pioneiro na escolha do imunizante de Oxford para essa população. “Os estudos da Universidade de Oxford mostram que, após o 21º dia da primeira dose da vacina, você já começa a ter os efeitos benéficos sobre essa faixa etária”, disse.

O secretário ainda cita que os efeitos da escolha do Estado pela vacina de Oxford para os idosos são positivos. “Colhemos agora, quatro semanas depois de termos feito isso, os efeitos positivos da adoção dessa medida, reduzindo os casos graves nessa faixa etária, os internamentos e a mortalidade, que é muito alta em pessoas maiores de 80 anos”, acrescentou o secretário.

“Damos passos céleres para ampliar a vacinação para outras faixas etárias, o que pode fazer com que, em breve, poderemos ter um melhor controle da doença”, continuou Longo.

Por fim, o secretário destaca o aumento de casos graves da Covid-19 entre pessoas mais jovens. “Nesse momento, a preocupação é de aceleração de casos graves, principalmente em UTIs, de faixas etárias que ainda não foram vacinadas. Percebe-se, sim, uma maior presença de jovens chegando às nossas UTIs”, finalizou o secretário. (Fonte: Folha PE)