Os desportistas fizeram a festa neste domingo (4) em Cabrobó. Três eventos esportivos fizeram parte da programação das celebrações do aniversário dos 94 anos de emancipação política do município. Teve competição para quem queria testar seus limites e um passeio turístico para quem queria conhecer as belezas da cidade, sem se preocupar com desempenho.
Ciclismo
Logo as 8 da manhã, os ciclistas partiram para o desafio da segunda edição do Pedal da Independência, onde os atletas precisavam superar o difícil percurso de 28 km, pela zona rural do município. Depois de pouco mais de uma hora de trilha, Fabiano Antonio – (Belmonte), foi o 1º a cruzar a linha de chegada entre os homens. Na segundo colocação, outro belmontense – Lúcio Porfírio. Já o terceiro lugar ficou para o petrolinense – Mateus Gois.
No feminino, a 1ª a chegar foi Rose Alencar de Brejo Santo – CE. A petrolinense Maria Aparecida foi a segunda e a cearense Francineide Ferreira foi a terceira.
Atletismo
Depois do sucesso de 2021, a gestão municipal resolveu realizar a segunda edição da Corrida da Independência. A competição contou novamente com a participação dos atletas da Associação Petrolinense de Atletismo. No entanto, a organização resolveu crias uma categoria para premiar os atletas nascidos em Cabrobó. Entres os corredores de rendimento, destaque para o bicampeonato de Justino Pedro da Silva. O atleta da APA – considerado um dos melhores do país, não teve dificuldades para vencer o percurso de 8 km. A segunda colocação ficou justamente com o segundo melhor corredor do Brasil na atualidade – José Márcio Leão, que também defende a APA. O terceiro a chegar, foi Cicero Felix da Silva.
No feminino, quem levou a melhor, foi Anastácia Rocha Pereira (Garanhuns – PE), seguida por Elisabete Batista (Juazeiro – BA) e Simone Daiane Alves (Petrolina – PE), todas atletas da APA.
Vale lembrar que o feminino ainda teve a participação da para-atleta cabroboense e que compete pela APA, Evelyn Caroline. Ela venceu de ponta a ponta em sua categoria.
Atletas Locais
Para contemplar os atletas locais, a organização do evento criou uma categoria local, com a intenção de incentivar e premiar os corredores da cidade. Só não contavam que o atleta paraolímpico da APA, Antônio Carlos de Brito, venceria os 700 metros de sua categoria e também chegaria em primeiro entre os nascidos em Cabrobó. Sendo assim, apesar de ser um competidor de rendimento, Antônio levou os dois prêmios. Entre os corredores amadores, o melhor cabroboense foi José Nabor Dos Santos (Zeca Do Goiás). Depois dele cruzaram a linha de chegada, Alex Cavalcante Andrade, Alisson Wesley, Anisio Paulo e José Eduardo da Silva.
Entre as mulheres cabroboenses, destaque para Luana Carvalho Oliveira que chegou em primeiro, Fabíola da Silva, segunda colocada, seguida por Gisele Bezerra Vasconcelos que terminou na terceira posição.
Passeio Ciclístico
Para quem não estava tão preparado para a disputa, a opção foi o passear de bike, pelas belezas naturais da Ilha da Assunção – Território Indígena Truká. Dezenas de ciclistas fizeram – sem pressa, o percurso de cerca de 24 km e se encantaram com as imagens da ilha fluvial cercada pelas águas do Rio São Francisco. Além das boas fotos, os participantes ainda puderam degustar o delicioso café da manhã e uma saborosa feijoada, com direito a música ao vivo.