Fernando Dueire detalha ações do mandato e sua luta pela reestruturação das estradas de Pernambuco

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Em entrevista ao Nossa Voz desta quarta-feira (17), o senador Fernando Dueire (MDB) falou sobre sua atuação e a expectativa quanto à atração de recursos para Pernambuco. Ele foi o relator dos dois projetos de resolução que autorizam a contratação de empréstimos do município de Recife junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ambos com garantias da União. Somadas, as duas operações de crédito totalizam US$ 364 milhões.

“Nós tivemos a relatoria do empréstimo do BID para o Recife, ontem tive a grata surpresa, praticamente à noite, de receber um telefonema do prefeito do Recife, João Campos, lá de Washington, para dividir comigo a assinatura do contrato, a alegria que ele estava de ter a assinatura do contrato de R$ 2 bilhões no BID para tudo em Recife. Encostas, pavimentação, saneamento, é um trabalho fabuloso que será feito, ele já está com os projetos na mão e já começa com o desembolso de R$ 300 milhões. O prefeito teve esse gesto de me telefonar ontem, me disse que não ficaria feliz completamente se não tivesse dado um telefonema para mim em função da nossa contribuição, essa ajuda, ninguém faz nada sozinho e o prefeito do Recife tem essa compreensão”.

Além disso, há o empenho de Fernando Dueire na implantação da Escola de Sargentos, ação na qual prevê  um impacto significativo para o Nordeste brasileiro. “É um empreendimento fabuloso, também de R$ 2 bilhões e que é em cima de formação, que é uma coisa extremamente importante, e qualificação. Foi uma luta muito grande para a gente conseguir trazer esse núcleo do Exército para Pernambuco e isso terá, sem dúvidas, uma repercussão social e econômica para o estado”.

Em constante diálogo com o ministro dos transportes, Renan Filho, Dueire relatou ainda que vem buscando recursos para reestruturação das rodovias que cortam o estado, “do Litoral ao Sertão”. “Temos conversado com ele de uma maneira muito objetiva, estamos tratando da questão dos investimentos que nós precisamos para fazer com que as coisas aconteçam e aí vai desde a BR 101, onde estamos focados para que haja uma recuperação, a BR 232, as rodovias que estão no Agreste de Pernambuco. A BR 316 e também conversamos bastante sobre a BR 427, 11 km da descida da ponte e também a parte da ponte de Juazeiro, que não foi concluída. Ficou, como falam, a ponte picolé, que na verdade não está dimensionada no final, na parte de Juazeiro, para o atendimento. Ele tem vindo, inclusive com o diretor do DNIT, estamos fazendo uma articulação, inclusive, já apropriando recursos bem objetivos para que essas coisas aconteçam”.

As ações citadas preveem a recuperação, readequação de capacidade (duplicação), restauração, manutenção e sinalização das vias federais. “Esse é um plano de trabalho para os quatro anos, que nós estamos aqui de maneira muito objetiva, trabalhando para fazer. Fomos nós, no governo Jarbas, que fizemos 140 km de duplicação da BR 232 e trabalhamos com o conjunto de outras ações. Inclusive no próprio Sertão do São Francisco em estradas como Pedrinhas-Nova Descoberta, a Estrada da Uva e do Vinho. Nós tivemos um esforço muito grande, enquanto Jarbas foi governador e eu secretário de infraestrutura, para que levássemos investimentos em todas as regiões do estado”.

Transnordestina

Questionado sobre a ferrovia Transnordestina, o senador relembrou que esse projeto iniciou efetivamente no governo Fernando Henrique Cardoso e segue em implantação. No caso de Pernambuco, ele apontou que uma decisão tomada pelo governo Jair Bolsonaro deixou o estado de fora desse processo já que, entre as obras previstas, o trecho até Pecém (CE) é que teve continuidade.

Fernando Dueire ainda reforçou que há uma união de forças dele com os senadores Humberto Costa e Teresa Leitão e já houve, inclusive uma reunião com a governadora Raquel Lyra para que Pernambuco não fique ausente desse modal ferroviário. “Estamos aguardando todos os estudos e as propostas para uma decisão final do presidente Lula. Eu tenho uma certa confiança com relação à decisão do presidente porque, entre acerto e erros, ele demonstra sempre um apreço por Pernambuco. Ele fez isso nos primeiro e segundo governos, então a gente tem uma esperança que o presidente balize isso para que possamos resgatar a Transnordestina na sua concepção original. Essa é a nossa luta, a bancada dos 25 deputados federais e dos três senadores de Pernambuco está muito coesa para que isso aconteça”.