O velório do artista plástico e ceramista Francisco Brennand, que morreu neste domingo (19) aos 92 anos de idade, começou na noite desta quinta-feira (19). O corpo do pernambucano foi levado à capela localizada dentro da oficina de cerâmica fundada por ele, no bairro da Várzea, na Zona Oeste do Recife.
Políticos, artistas e outras personalidades de Pernambuco compareceram ao velório. Brennand foi o responsável por inúmeras obras espalhadas pela capital pernambucana e por um dos principais cartões postais da cidade, o Parque das Esculturas, que fica em frente ao Marco Zero, no Centro da cidade.
Francisco Brennand passou dez dias internado no Real Hospital Português, no Recife, e morreu devido a complicações de uma infecção pulmonar. O caixão chegou à Capela de Nossa Senhora da Conceição, de quem o artista era devoto, por volta das 19h. A cerimônia de cremação foi marcada para as 11h da sexta-feira (20). (com informações G1 PE)
Por causa do falecimento, o Paulo Câmara decretou luto oficial de três dias. Confira a nota de pesar do governador de Pernambuco.
“Francisco Brennand foi um artista notável, um homem à frente do seu tempo, como mostra o reconhecimento que obteve, ao longo da sua trajetória, no Brasil e no exterior. Ele pertence a uma geração de artistas que elevaram Pernambuco ao topo. Em meio ao imenso legado que Brennand nos deixa, dois são muito especiais: sua oficina-museu, na Várzea, e o Parque das Esculturas, hoje parte indelével do cenário do Bairro do Recife. São obras que vão perpetuar a memória desse artista na história do nosso Estado. Quero expressar meu profundo pesar a todos os seus familiares, amigos e admiradores neste momento de dor e tristeza.”
Paulo Câmara
Governador de Pernambuco