George Duarte: “eu pensei que ia pegar uma herança não muito boa, mas foi mais maldita do que a gente esperava”

0

Em entrevista ao Programa Nossa Voz da Rádio Boa Vista FM nesta quarta-feira (13), o Prefeito de Santa Maria da Boa Vista-PE, George Duarte (PP), lamentou muita falta de informações durante a transição e disse que não pegou o município em boa situação e que a herança é pior do que esperava, “ eu pensei que ia pegar uma herança não muito boa, mas foi mais maldita do que a gente esperava”, disparou.

Segundo o gestor, além da folha de pagamento de alguns servidores efetivos referente ao mês de dezembro, que ultrapassa os 2 milhões de reais, existem vários parcelamentos feitos na gestão do ex-prefeito Humberto Mendes. Outro ponto destacado pelo atual prefeito foi cobrança de uma empresa responsável pela construção de uma UBS e do laboratório no Centro de Saúde.
Sobre o pagamento dos servidores efetivos referente ao mês de dezembro, o prefeito informou que não tem como pagar o valor total por falta de recursos e que terá que ser pago de forma parcelada.

George reclamou que não conseguiu as senhas de acesso ao sistema da prefeitura, “hoje tudo é no sistema. Senha de liberação de pagamentos, de empenhos, senhas das contas bancárias, senhas dos servidores, da página, tudo isso a gente não teve acesso”.

O prefeito pontuou ainda que está tendo muita dificuldade para obter informações na saúde, “a saúde tá tendo uma dificuldade tremenda de obter informações. O secretário Aurélio convocou o ex-secretário e a ex-tesoureira para prestar informações. Temos duas caixas pretas a ser desvendada, que é o recurso do Covid, a gente precisa entender o recurso recebido, o que foi executado e o que tem a executar, e a gente não tem essa informação, temos também a questão do precatório e a informação não tem chegado a contento”.

Duarte enfatizou também que todos os computadores da prefeitura tiveram todas as informações apagadas, HDs trocados, outros deletados e que em alguns computadores foi instalado vírus que danificaram as máquinas, “a gente fica muito triste por conta dessas questões, é um patrimônio público, não é meu, nem do prefeito que saiu, é do povo de Santa Maria, quando atrasa essas informações prejudica a população”.

George ressaltou também que há uma preocupação quanto a questão da continuidade de reformas e construções de escolas que estão inacabadas, alegando que não tem recursos para concluir, já que não existe mais nenhum centavo do recurso do precatório, segundo o mesmo. O gestor relatou ainda que obteve informação de que pelo menos duas escolas estariam como pré-acabadas, porém, somente as paredes teriam sido levantadas, além do contrapiso, “e aí, o que foi pago, foi pago correto? Gustavo do Tribunal de Contas me relatou que as escolas da 25 e 36 do Projeto Fulgêncio estavam como escolas pré-acabadas, que foram pagos todo o piso, todo o telhado, caixa de água, muro, e todas as pessoas do Projeto Fulgêncio sabem que elas estão apenas com as paredes levantadas e contrapiso. Isso me preocupa, como vamos fazer para concluir? Vai ser um elefante branco, não vamos ter condições, e outra coisa, não conseguimos recurso, convênios para concluir essas obras, porque convênio você só consegue, por exemplo, no FNDE a gente pode conseguir escolas através do FNDE, mas tem que ser começo, meio e fim, não pela metade, nós não estamos conseguindo convênio porque o município tá inadimplente, tá inscrito na dívida ativa da união” lamentou o prefeito.

Outra demonstração de preocupação do gestor, segundo o mesmo, é referente ao parcelamento do débito da PREVBOA, um montante 22 milhões de reais, que soma quase 400 mil reais por mês e que também não sabe como quitar a dívida.
O prefeito disse ainda que muitos veículos estavam sem baterias, pneus de suporte e enfatizou que alguém vai ter que ser responsabilizado após uma auditoria que será realizada.

Outra afirmação do gestor foi que algumas indenizações foram identificadas, valor que ultrapassa 312 mil, além de afirmar que 4 ex-secretários receberam um montante de mais de 96 mil reais, “quatro ex-secretários receberam um montante de R$ 96.258.00, se você pegar e botar o salário e acrescentar indenização de outro salário, vamos dizer que cada um recebesse 11 mil reais, pagaria um montante de 44 mil e sobraria R$ 52,258.00 que só com esse dinheiro daria para pagar 50 funcionários de salário mínimo, e se você pegar esse montante de 312 mil reais, juntando dava pra pagar 350 funcionários de salário mínimo”

Segundo George as informações necessárias durante a transição não foram repassadas, e o Tribunal de Contas está sendo acionado.

Anderson Guimarães/Nossa Voz