João Campos apresenta promessas para o Sertão e eleva o tom contra gestão Raquel Lyra em Petrolina

0

A segunda etapa da agenda do pré-candidato ao Governo de Pernambuco João Campos (PSB), realizada neste sábado (11), em Petrolina, combinou apresentação de propostas para o Vale do São Francisco com críticas diretas à gestão da governadora Raquel Lyra.

O encontro do projeto “Chega Junto Pernambuco” aconteceu no Clube 21 de Setembro e reuniu pré-candidatos, parlamentares, lideranças políticas e militantes. O público também pôde enviar sugestões para a construção do programa de governo por meio de uma plataforma virtual acessada por QR codes espalhados pelo espaço.

No discurso principal, João Campos apresentou compromissos nas áreas de saúde, abastecimento de água, agricultura irrigada, mobilidade, segurança pública e qualificação profissional. Ao mesmo tempo, acusou o atual Governo do Estado de não transformar promessas e ordens de serviço em entregas efetivas para a população.

Hospital do São Francisco

Uma das principais promessas anunciadas foi a construção de um hospital estadual de grande porte no Vale do São Francisco, com serviços de média e alta complexidade.

“Nós vamos fazer o Hospital do São Francisco, um hospital de grande porte do Governo do Estado. Vamos trazer cardiologia, neuro, expansão dos serviços de hemodiálise e fazer o dever de casa”, declarou.

João afirmou que a estrutura seria uma resposta à demanda regional por cirurgias e atendimentos especializados, evitando que pacientes precisem viajar até o Recife.

“Como é que uma cidade do porte de Petrolina não tem maior robustez para cuidar da saúde?”, questionou.

Ao comparar sua passagem pela Prefeitura do Recife com a atual administração estadual, o pré-candidato afirmou que Pernambuco passou quatro anos sem receber novos hospitais, UPAs ou escolas técnicas.

“Você passar no governo quatro anos e não abrir uma sala de aula de escola técnica, não abrir uma UPA nova, não construir um único hospital, é melhor repensar o que deseja para Pernambuco”, disse.

Conta de água zerada em áreas de rodízio

João também voltou a criticar a concessão dos serviços de abastecimento e esgotamento sanitário e prometeu zerar a cobrança dos consumidores de baixa renda que enfrentarem rodízio.

“Quem está na tarifa mínima, na tarifa social e está em rodízio, com a água sem chegar, vai receber a conta zerada. Ou a empresa coloca água ou não recebe”, afirmou.

Segundo o pré-candidato, seriam reservados R$ 200 milhões para custear o programa, valor que corresponderia a aproximadamente 5% dos recursos arrecadados pelo Estado com a operação envolvendo os serviços da Compesa. O detalhamento financeiro da proposta não foi apresentado durante o evento.

“Adianta vender a Compesa por R$ 4 bilhões, colocar o dinheiro na conta do Estado e a água não estar na torneira? Como é que se justifica estar na beira do rio e muitas vezes não chegar água, mas chegar a conta?”, provocou.

IPVA zero, habilitação e capacete

Outra promessa foi a criação de um programa voltado a trabalhadores rurais, agricultores familiares e motociclistas de baixa renda. João Campos disse que pretende garantir isenção de IPVA, habilitação gratuita e entrega de capacetes.

“O trabalhador vai ter o IPVA zero da moto dele. Nós vamos pagar o custo para tirar a carteira e, para fechar o programa, vamos dar o capacete ao agricultor também”, anunciou.

Ele criticou operações de fiscalização que, segundo afirmou, retiram motocicletas de trabalhadores sem oferecer alternativas para regularização.

“A polícia vem para o interior para ir atrás de bandido. O trabalhador não pode ser tratado como criminoso”, declarou.

Centro de tecnologia para a fruticultura

Para a agricultura irrigada, João prometeu criar um centro de tecnologia direcionado à fruticultura e à agricultura familiar, reunindo instituições de pesquisa, ensino, assistência técnica e financiamento.

“A gente vai lançar um supercentro de tecnologia para a fruticultura irrigada, focando na agricultura familiar aqui no Sertão”, afirmou.

Segundo ele, a estrutura poderá integrar órgãos como IPA, Embrapa, Codevasf, universidades e instituições responsáveis pela liberação de crédito e extensão rural.

O pré-candidato também prometeu ampliar cursos superiores de tecnologia conectados às necessidades do mercado regional, seguindo um modelo desenvolvido durante sua administração no Recife.

Delegacias da Mulher funcionando 24 horas

Na área de segurança, João Campos defendeu que as unidades especializadas no atendimento às mulheres funcionem durante 24 horas, inclusive nos finais de semana.

“Não existe o absurdo de você ter Delegacia da Mulher fechada nos finais de semana e à noite, como se o crime escolhesse horário. No primeiro mês, vamos determinar que funcione 24 horas”, afirmou.

Críticas à gestão estadual

O tom político cresceu ao longo do discurso. João afirmou que Pernambuco perdeu protagonismo econômico e administrativo para outros estados do Nordeste e acusou a atual gestão de apresentar mais anúncios do que resultados.

“Pernambuco perdeu protagonismo. Vários estados do Nordeste cresceram mais do que Pernambuco e expandiram mais a educação”, disse.

O pré-candidato também confrontou a promessa de construção de 250 creches feita pela atual gestão estadual.

“Foram prometidas 250 creches. Entregaram seis ou sete em quatro anos. Sabe quantas creches eu fiz só no Recife? Foram 107 novas creches e 13 mil vagas”, afirmou.

João disse ainda que seu grupo político pretende contrapor a gestão de Raquel Lyra com uma narrativa baseada em capacidade de execução.

“A gente não vai ficar falando mal de adversário, mas vai dizer a verdade. Tem como fazer muito mais por Pernambuco. Não adianta ter conversa se não tiver trabalho e entrega”, declarou.

Carlos Costa fala em “ordem de serviço e tapume”

O pré-candidato a vice-governador Carlos Costa também fez críticas à administração estadual e afirmou que a passagem pelo Sertão reforçou a percepção de insatisfação com o atual governo.

“O que é que a gente vê em Pernambuco? Infelizmente, a gente só vê ordem de serviço e tapume. O que a gente quer é trabalho, esperança e resgatar o brilho nos olhos das pessoas”, declarou.

Carlos comparou a gestão estadual com as entregas atribuídas a João Campos no Recife e afirmou que Pernambuco não pode permanecer atrás de estados como Bahia e Ceará.

“De fato, não dá para comparar a atual gestão com o que João Campos fez na Prefeitura do Recife”, disse.

Humberto Costa e Marília nacionalizam o debate

O senador Humberto Costa, pré-candidato à reeleição, associou a chapa estadual ao projeto político do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele destacou investimentos federais realizados em Pernambuco e afirmou que João Campos representa a continuidade dessa aliança.

“Quem vota em Lula já sabe que o time de Lula é esse aqui”, declarou, ao defender as pré-candidaturas de João, Marília Arraes e a própria permanência no Senado.

Marília Arraes, pré-candidata ao Senado, também defendeu a retomada da parceria política que existiu entre Lula e Eduardo Campos.

“Pernambuco cresceu muito mais quando teve um governador que tinha competência para tirar do papel as entregas. Esse governador, junto com Lula, foi Eduardo Campos”, afirmou.

Marília ressaltou a interiorização das universidades federais e defendeu uma maior participação política do Sertão nas decisões estaduais e nacionais.

“O Nordeste vai crescer, Pernambuco vai voltar a ser o Leão do Norte e o Sertão vai dar o recado”, disse.

Lucas Ramos aposta em confronto com grupo governista

O deputado federal e pré-candidato à reeleição Lucas Ramos destacou os compromissos anunciados para saúde, água e agricultura. Em uma das falas mais políticas da noite, atacou os grupos da governadora Raquel Lyra e do ex-prefeito Miguel Coelho.

“A gente não tem medo de leão, a gente não tem medo de coelho. A gente tem cheiro de gente, sabe o que precisa ser feito e vai fazer mais e melhor”, afirmou.

Lucas defendeu que João reproduza no interior políticas implantadas no Recife, especialmente nas áreas de creches, saúde, formação profissional e prevenção de desastres.

“A gente quer para Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó, Dormentes, Afrânio, Santa Cruz e Pernambuco inteiro”, declarou.

Eliane Soares cobra atenção às periferias e aos projetos irrigados

A pré-candidata a deputada federal Eliane Soares destacou a necessidade de um governo estadual mais presente nas comunidades periféricas e nos projetos de irrigação.

“O povo está com sede de um governo que chegue todos os dias, e não apenas durante o período eleitoral”, afirmou.

Eliane chamou atenção para as condições dos trabalhadores rurais e para as dificuldades de acesso à água, saúde e infraestrutura.

“Os trabalhadores das áreas irrigadas fazem Petrolina ser a capital do desenvolvimento, mas são esquecidos. Há comunidades que não têm nem água para beber”, declarou.

A pré-candidata também cobrou repasses regulares para o tratamento oncológico e defendeu o funcionamento de uma unidade de oncologia no Sertão do Araripe, como forma de reduzir a pressão sobre o Hospital Dom Tomás, em Petrolina.

“A saúde não pode esperar, mas o paciente oncológico tem muito mais pressa. Um dia perdido pode comprometer a vida do paciente”, disse.

Josimara Cavalcanti critica promessas sem execução

A pré-candidata a deputada estadual Josimara Cavalcanti centrou seu discurso nas dificuldades enfrentadas pela rede estadual de saúde e pelos moradores dos projetos irrigados.

“A gente já não aguenta mais ver o Estado cheio de problemas. A saúde de Pernambuco está doente”, afirmou.

Josimara mencionou pacientes aguardando vagas de UTI, hemodiálise, especialistas, medicamentos e exames, além das dificuldades enfrentadas por mães atípicas.

“Chega de promessa, de ordem de serviço e de poucas entregas. O que nós queremos é ação e trabalho”, declarou.

Ela também defendeu melhorias nas estradas dos projetos irrigados, abastecimento de água tratada e assistência aos trabalhadores do campo.

“Os projetos precisam de água tratada e de estradas para escoar a produção. A gente paga caro por uma conta de água e, mesmo enxergando o rio, muitas vezes não tem água”, disse.

Pré-campanha e construção do programa

João Campos encerrou afirmando que continuará percorrendo as diferentes regiões de Pernambuco para ouvir a população e reunir propostas. “Agora é tempo de ouvir, é tempo de juntar”, afirmou.