José e Maria deve receber o primeiro complexo esportivo do Brasil em Campo de Pernambuco

0
(Foto: Jonas Santos/Ascom PMP)

Uma visita do ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, à Central de Tratamento de Resíduos (CTR), no antigo Raso da Catarina, no bairro José e Maria, deu a dica sobre será construído o primeiro complexo esportivo do programa Brasil em Campo. O Termo de Intenção para a construção do equipamento foi assinado na manhã desta sexta-feira (11), na Prefeitura de Petrolina. Estiveram presentes, além do ministro e o prefeito, Miguel Coelho, os deputados estadual e federal, Antônio Coelho e Fernando Filho respectivamente, além do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho.

Após a cerimônia Lorenzoni falou com a imprensa repassando detalhes acerca do empreendimento. “É um projeto novo do Governo Federal, uma parceria com as prefeituras e gestões privadas e o que é importante de trazer é o ineditismo dele, que em 100 dias da obra iniciada estará concluída. A média das obras federais oscila de três a quatro anos e nós quebramos a cabeça, mudamos a metodologia para que a gente possa anunciar e entregar muito rapidamente”.

Sobre a origem dos recursos destinados a construção do Centro Esportivo, o ministro explica que a parceria estabelecida entre as gestões e os seus representantes em Brasília é elemento importante a ser considerado. “O projeto pode ser financiado pelo Orçamento da União na parte específica que tem o Ministério e financiado também por emendas parlamentares de deputados e senadores, que aí os deputados e senadores indicam em qual cidade do país será feito o empreendimento”.

Para serem contempladas, as gestões municipais devem atender a alguns critérios preestabelecidos. “A prefeitura tem que ceder temporariamente ao Governo Federal, 24 mil metros, dois hectares, terraplanado, cercado, com as chegadas de água e luz. A partir daí o Governo Federal faz a implantação do Brasil em Campo, a gestão, como eu já disse, será privada por cinco anos e se ao final dos cinco anos estiver tudo de acordo com o contrato originalmente assinado, o equipamento é transferido definitivamente, por exemplo, para a Prefeitura de Petrolina”, detalhou.

O espaço contará com equipamentos esportivos e paradesportivos, com estruturas para a prática de esportes de alto rendimento como atletismo, além de modalidades como futebol, vôlei e basquete, incentivando a prática de atividades físicas com qualidade.