JUÁ LITERÁRIA: Projeto Juazeiro por Juazeiro sai das salas de aula e se torna websérie da TV Escola

0

Nas últimas semanas, diversos cenários históricos de Juazeiro têm sido palco para a gravação da websérie “Juazeiro por Juazeiro”. A ação é uma continuidade do projeto de mesmo nome, integrante do Programa Juá Literária, no qual o cantor e compositor Maurício Dias (Mauriçola) realiza uma abordagem musical, apresentando aos alunos da rede municipal a história cultural de Juazeiro e da Bossa Nova.

Entre as ações planejadas do projeto, além das aulas-show em sala de aula, está a criação da websérie em parceria com a TV Escola Juazeiro, na qual o compositor irá relatar histórias da cidade, sua relação com o município e com grandes artistas conterrâneos, como João Gilberto.

“A websérie será composta por oito episódios, nos quais abordamos diferentes aspectos de Juazeiro, como sua cultura, a trajetória de artistas locais que se destacaram nacional e internacionalmente, além de uma projeção de futuro para o município, conectando passado, presente e futuro. Esperamos estrear o primeiro episódio durante o Festival Juá Literária, que acontecerá em julho”, informou o coordenador do Juá Literária, Moésio Belfort.

Para o protagonista do projeto, o artista Mauriçola, esta iniciativa visa resgatar a memória histórica do município, além de fortalecer a identidade cultural e o sentimento de orgulho da população juazeirense. “O ‘Juazeiro por Juazeiro’ já percorreu escolas na sede e no interior, e agora avançamos com a produção da websérie para a TV Escola, com depoimentos que traduzem o passado e projetam o futuro que sonhamos construir. Com mais pertencimento, mais identidade, uma cidade mais orgulhosa de si mesma. Também destacamos nosso patrimônio cultural, que é a Bossa Nova.”

A produção também contará com as participações da historiadora Odomaria Bandeira e do artista plástico Coelho de Assis, o Coelhão.

Por fim, o projeto também terá, como produto futuro, a escrita de um livro sobre a relação de Maurício com Juazeiro, a Bossa Nova e com João Gilberto, grande amigo do compositor e importante influência na obra de Mauriçola.

JUÁ LITERÁRIA

Promovido pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação/Seduc, o Juá Literária desenvolve uma série de ações educativas, culturais e artísticas em diferentes linguagens, fortalecendo o hábito da leitura entre os estudantes e unindo escola, família e sociedade em torno do poder transformador dos livros.