Juazeiro: Espetáculo “Sentimentos Gis” e selecionado por projeto da FUNCEB

0
(Foto: Divulgação)

Durante as noites de setembro, o palco do Teatro Gamboa Nova se transforma em Gayboa, assumindo uma programação artística voltada para a diversidade. É neste clima de celebração que o solo Sentimento Gis, do juazeirense Cleybson Lima, chega a capital baiana através do projeto “Se Mostra Interior”, realizado pela Fundação Cultural da Bahia (Funceb) em parceria com o Teatro.  As apresentações acontecem nos dias 28 e 29 de setembro, às 19h e 17h respectivamente, com ingressos a preço popular R$ 20,00 e R$ 10,00. 

Sentimento Gis põe os holofotes nas vivências invisibilizadas de transexuais e travestis a partir da memória de Gisberta Salce Junior, imigrante brasileira que viveu em situação de rua em Portugal sendo torturada durante sete dias por 14 adolescentes que a mantiveram em cárcere num prédio abandonado. A memória de Gisberta é também uma denúncia aos crimes de transfobia que coloca o Brasil como terceiro país do mundo com mais mortes violentas de pessoas trans e travestis.

Unindo Teatro, Dança e Música, Cleybson exibe ao público um olhar mais sensibilizado à causa, em que memórias, teorias, ícones e estigma transitam sob o fio da navalha de dar corpo à discussão de gênero. “Não queremos apenas tratar de Gisberta, mais sim, aumentar a voz dos sentimentos espalhados por ela”, descreve o dançarino.

Trazer o solo ao palco do Gayboa é um sonho que o artista logo mais vai realizar. “Muitos amigos diziam que seria bom levar meu trabalho para o Teatro que neste mês pauta fortemente o respeito às diferenças, e agora estou chegando muito feliz com o meu solo”, afirma Cleybson. (Ascom)