O médico intensivista do Hospital Universitário, Pedro Opará, usou suas redes sociais para fazer um alerta à população atendida pela unidade. A taxa de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para pacientes da covid-19 no hospital atingiu 80% ontem (25). Segundo os dados atualizados pela Secretaria Municipal de Saúde, Petrolina teve 9.145 confirmados até esta quarta-feira, com 6.650 recuperados, ou seja, atualmente, 2.495 das confirmações são casos ativos.
Na linha geral, 54,83% das vagas da UTI estão ocupadas. Dos 31 leitos disponíveis, 17 estão sendo utilizadas por nove pacientes de Petrolina e oito de outras cidades da região.
Paralelo a isso, os números continuam em ascensão. Entre segunda e quarta-feira foram 313 novos positivados com idades entre 06 meses a 93 anos. Dois novos óbitos foram computados, com a perda de dois médicos da cidade. No total, 125 pessoas morreram por complicações da doença.
“Se puder, fique em casa. Se sair use máscara e não toque nela. Primeira ou segunda onda? Não importa. Não acabou”, diz o recado do médico.