Mesmo com distanciamento social e sessão remota, o clima entre os vereadores de Petrolina esquentou. Na sessão desta terça-feira (02), transmitida através do Youtube, houve derrubada de requerimentos e debates sobre a reabertura do comércio em Petrolina. Esse último assunto teve a polêmica instalada depois do requerimento verbal feito pelo vereador Alex de Jesus, solicitando uma moção de aplausos para o prefeito Miguel Coelho pelas ações de combate ao novo coronavírus.
A vereadora Cristina Costa, pediu destaque para que essa proposição fosse votada separada das demais. A apreciação aconteceu de forma nominal, onde os parlamentares foram chamados um a um para revelar seu posicionamento.
A bancada de situação votou a favor e insinuou que a oposição estaria contra a abertura de templos religiosos e à retomada das atividades econômicas em Petrolina. Isso foi negado pelos oposicionistas. Gabriel Menezes e Paulo Valgueiro chegaram a afirmar que eram favoráveis ao comércio e igrejas, porém não votariam em “requerimentos de bajulação”.
O requerimento verbal foi aprovado por 15 votos a quatro. O vereador Elismar Gonçalves se absteve da votação. A sessão não contava com nenhum projeto de Lei em pauta, mesmo assim teve mais de 03h30 de duração.