Onda de calor e tempo seco podem contribuir para o aumento de queimadas na Bahia
A Bahia está sendo um dos estados mais afetados pelo o que está sendo chamado de “onda de calor”. O tempo seco e as altas temperaturas, além de ações humanas, podem aumentar a incidência de queimadas. Caso as chamas se aproximem da rede elétrica, o fornecimento de energia a milhares de baianos pode ser prejudicado, provocando interrupções e oscilações, como o que ocorreu em municípios do norte do estado nesta semana.
“O descarte de pontas de cigarros ao longo das rodovias e o uso do fogo por agricultores para limpar e preparar terrenos, aliados à falta de chuva, criam condições para a formação e a propagação de incêndios em vegetação e que podem ocasionar acidentes nas redes de energia”, alerta Pedro Pinho, gerente de Operações da Neoenergia Coelba.
O cenário, além de afetar o meio ambiente, pode causar prejuízos às redes elétricas e gerar problemas para as comunidades que dependem do abastecimento de energia nas regiões atingidas pelas queimadas. Nas linhas de transmissão de alta tensão, por exemplo, mesmo que as chamas não atinjam os cabos diretamente, os incêndios podem provocar curtos-circuitos por conta de uma grande carga elétrica produzida pelo calor da queimada.
A Neoenergia Coelba reforça que simples atitudes podem contribuir para que o fogo não se disperse e dá algumas dicas de segurança para evitar queimadas próximas à rede elétrica:
- Não queimar o lixo doméstico;
- Não jogar pontas de cigarros acesas em acostamentos de rodovias ou regiões de matas;
- Não fazer queimadas para limpar pastagens ou áreas de plantações;
- Caso um foco de incêndio que atinja a rede elétrica seja identificado, ele não deve ser apagado com água. O mais seguro é acionar o Corpo de Bombeiros, por meio do telefone 193, e a Neoenergia Coelba pelo 116 ou Whatsapp (71-3370-6350).