O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, apresentou, durante reunião com representantes das bancadas do Nordeste no Congresso Nacional, nesta quinta-feira (26), algumas das obras prioritárias da pasta para a região. São empreendimentos rodoviários, aquaviários e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), além de aeroportos regionais. Serão necessários mais de R$ 2,5 bilhões em investimentos públicos para os nove estados do Nordeste. Parte significativa dos recursos precisa vir de emendas parlamentares.
Para o ministro da Infraestrutura, as emendas impositivas devem ser vistas como “oportunidade muito bem-vinda” para resgatar o papel do orçamento como instrumento de planejamento, além de fomentar o diálogo entre os poderes Executivo e Legislativo. “De fato, seremos sócios”, disse Freitas. “Vamos prestigiar as emendas e honrá-las, fazendo a entrega das obras”, afirmou.
O ministro destacou que a alocação prioritária de recursos da pasta obedece a três premissas: obras estratégicas, em função do seu impacto econômico; obras em andamento e que, portanto, precisam ser concluídas; e obras com necessidade de manutenção. Também estiveram presentes no encontro o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio; o presidente da Funasa, Ronaldo Nogueira; o secretário especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Lelo Coimbra; parlamentares e coordenadores das bancadas dos estados nordestinos.
Confira algumas das obras prioritárias para a região nordeste:
Bahia:
– BR-101: adequação de trecho divisa SE/BA – entroncamento BR-324
– BR-235: construção de trecho nas divisas PI/BA e BA/SE
– BR-116: adequação de trecho divisa PE/BA (Ibó) – Feira de Santana
– Construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL)
– Operação da eclusa de Sobradinho
Pernambuco:
– BR-104: adequação de trecho entroncamento PE-160 – entroncamento PE-149
– BR-428: duplicação
– Dragagem do Porto do Recife
– Aeroporto Fernando de Noronha (Fonte: Ascom Ministério da Infraestrutura)