Periodicamente, a equipe de Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), que é o órgão responsável pela execução, coordenação e mobilização de todas as ações de defesa civil de Petrolina, se reúne para discutir a atualização do plano de contingência (PLACON), como também as ações de risco referente à Barragem de Sobradinho. Esta semana, mais uma vez, os agentes da defesa civil se dirigiram até a Barragem com o objetivo de realizar uma visita técnica para detectar alguma irregularidade.
De acordo com o coordenador da COMPDEC, Cícero Dirceu da Silva, o plano de contingência é um documento em que estão definidas as responsabilidades estabelecidas para atender a uma emergência e também as informações detalhadas sobre as características da área. “Realizamos a visita in loco e detectamos que no momento não há qualquer risco para rompimento da Barragem de Sobradinho. O plano visa à preparação e prevenção para possíveis desastres”, explicou Cícero.
Participaram da reunião o coordenador Adjunto da COMPDEC/Petrolina, Anailton Acelino; o agente de Defesa Civil, Manoel Medrado; o secretário executivo, José Welton de Aquino; o Capitão dos Bombeiros e chefe da gerência de operações da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Pernambuco, Victor Matias; o sargento da Polícia Militar, Edivan Correia; o sargento Bombeiro Militar, Edvaldo Thomazi e o cabo Bombeiro Militar, Josemar Cartier que fazem parte da CODECIPE.
A população pode acionar a Defesa Civil pelos telefones 153 ou (87) 98106-7310. A Ouvidoria Municipal também pode ser acionada pelos números 156 ou (87) 99190-7475. O contato pelos números de celular disponibilizados devem ser feitos por WhatsApp.