Pela primeira vez, Petrolina terá espaços públicos para acolhimento, por até seis meses, de usuários de drogas, tanto adolescentes quanto adultos. As duas unidades pioneiras na região foram inauguradas pelo prefeito Miguel Coelho, no bairro Gercino Coelho, nesta quarta-feira (25).
As duas casas funcionarão 24 horas e são anexas, na avenida Maurício de Nassau. Os ambientes receberam decoração humanizada por desenhos de grafite do artista Alexandre Esteves. Além da estética mais leve, a estrutura das casas conta com dormitórios climatizados, refeitórios, banheiros, salas de estar e lazer.
O diferencial dos dois novos espaços inaugurados é o fato de oferecer estadia com conforto e acompanhamento de diversos profissionais aos usuários de drogas por um tempo maior, de até seis meses. Até então, o tempo máximo de acolhimento era de 14 dias nas unidades de atenção psicossocial da prefeitura.
A casa infantojuvenil (público de 10 a 18 anos) é a primeira de Pernambuco administrada por uma gestão municipal. Já o espaço adulto será aberto pela primeira vez em Petrolina. Esse aspecto pioneiro, segundo o prefeito, demonstra a prioridade oferecida ao segmento social. “Entregamos neste mês um novo CAPS AD, um Centro POP e agora, de uma só vez, duas casas de acolhimento para usuários de drogas. É muita coisa em tão pouco tempo. Isso sinaliza nossa preocupação com pessoas em condição vulnerável e que precisam do suporte público para serem reinseridas na sociedade”, defendeu.