Pilates é uma das atividades físicas mais completas para o corpo, afirma fisioterapeuta e CEO da Clinfisio

0
Fisioterapeuta e CEO da Clinfisio, Iara Barbosa da Silva, em entrevista ao programa Nossa Voz desta segunda-feira (1º). Foto: Mídias Sociais/Nossa Voz

Iara Barbosa da Silva destacou que a união de corpo e mente torna o pilates uma das melhores formas de manter o físico e à saúde mental em dia

O quadro de saúde do programa Nossa Voz desta segunda-feira (1º) recebeu a fisioterapeuta e CEO da Clínica de Fisioterapia e Pilates (Clinfisio), Iara Barbosa da Silva, que falou sobre uma das atividades físicas mais completas para a saúde do corpo e da mente: o pilates.

“O pilates é a atividade física mais completa porque ele também trabalha mobilidade, flexibilidade, equilíbrio, respiração, concentração. O pilates não é só visto como um exercício, uma atividade física, voltado apenas para o muscular, mas também para a questão emocional. Por olhar a respiração, concentração e, consequentemente, ser eficaz contra a ansiedade”, afirmou a fisioterapeuta.

Iara Silva informou que o pilates contribui para a saúde da coluna vertebral, ajudando a manter uma postura saudável. E a realização dessa prática, segundo a CEO da Clinfisio, também pode ser feita por crianças, sobretudo, para evitar lesões que podem ser provocadas pelo uso excessivo de telas.

“A partir dos 6, 7 anos já dá para a gente englobar no pilates porque, nessa idade, a criança já tem mais autonomia para poder praticar os exercícios. Quando uma criança tá no celular, ela fica totalmente desequilibrada com a cabeça baixa, sempre com aquela postura má postura e, embora a gente trabalhe todo o corpo, atuamos, principalmente, na coluna”, disse a fisioterapeuta.

A CEO da Clinfisio alertou para os cuidados na hora de buscar uma clínica ou tipo de pilates a ser realizado.

“Hoje, tudo virou moda do pilates. É aquapilates, dance pilates. Então, assim, por se tratar de um método que foi criado, desenvolvido não para reabilitar, mas para ajudar no tratamento de reabilitação, é preciso ter esse cuidado de não procurar modinhas, procurar estúdios que visem, de fato, promover qualidade de vida”, orientou a fisioterapeuta.

Ela explicou também sobre o tipo de pilates oferecido pela Clinfisio, em Petrolina.

“Na Clinfisio, a gente promove o pilates clínico. Então, a gente tem um trabalho voltado para a patologia do paciente, de maneira focal. Nós trabalhamos o corpo como um todo, mas a gente dá ênfase sempre para à patologia específica do paciente”, explicou a fisioterapeuta que disse que 80% do público da Clinfisio é de pessoas que realizam tratamento para hérnia de disco.

A fisioterapeuta explicou ainda sobre os procedimentos para o acolhimento de um novo cliente pela Clinfisio.

“Quando o paciente chega, a gente faz uma avaliação postural simples e rápida. Trabalhamos também com a avaliação mais específica, mas, geralmente, quando o paciente chega, a gente faz a avaliação mais estática da postura do paciente, buscamos saber a dor que ele sente e a gente promove os exercícios baseados naquele fator específico do paciente, como dor no joelho, por exemplo”.

A CEO da Clinfisio acrescentou sobre os resultados que a clínica busca alcançar na saúde de seus clientes.

“A gente tenta realinhar a postura, fortalecendo, mobilizando, para que traga um alívio da dor e uma uma melhora significativa no tratamento do paciente”, destacou a fisioterapeuta.

A Clinfisio fica localizada na Avenida da Integração, no Km 2, nº 48, em frente ao Centro de Educação de Jovens e Adultos João Barracão, em Petrolina. Mais informações no instagram.

Confira a entrevista na íntegra

A entrevista completa com a fisioterapeuta e CEO da Clinfisio, Iara Barbosa da Silva, no programa Nossa Voz desta segunda-feira (1º), está disponível no canal da Grande Rio FM, no YouTube, através do link.