A Polícia Militar apresentou, durante o programa Nossa Voz, desta sexta-feira (22), o resultado das ações realizadas desde o início do ano no Norte da Bahia. Entre as 53 cidades que compreende as unidades policiais regionais estão Jacobina, Senhor do Bonfim, Casa Nova e Juazeiro.
Os dados apontam uma redução de 12,8% dos homicídios, como 67 mandados de prisão cumpridos. Em Juazeiro, segundo o Comandante do Comando de Policiamento da Região Norte, Coronel Valter Santos de Araújo, uma parte expressiva dos registros de violência estão nos residenciais da cidade.
“Em Juazeiro temos um trabalho muito forte nos Residenciais, infelizmente pessoas humildes e traficantes para cooptar jovens e oferecer drogas. Os números estão na média de 80% das causas de homicídios na região”, contou.
Para a Major Raquel Reis quase metade dos crimes estão relacionados ao tráfico de drogas e comemora que o município não registra mortes pelo décimo dia seguido. “Mais de 48% envolvimento com o tráfico de droga ou vingança, tivemos uma redução de quase 13%, uma vitória a ser comemorada. Entramos hoje no décimo dia sem homicídios em Juazeiro”, enfatizou.
A policial reforça que a violência está relacionada à disputa por tráfico de drogas entre grupos e que a PM vem reforçando ações dentro dos presídios. “A gente vê que os homicídios têm relação com a disputa do tráfico de drogas entre grupos de criminosos, envolvendo também situações de presidiários, nós estamos atuando também dentro dos presídios para evitar esse tipo de ocorrência”, revelou Raquel.
Índices de feminicídios na região norte
A Ronda Maria da Penha atua nas regiões de Jacobina, Sobradinho e Senhor do Bonfim, com objetivo de evitar a violência contra a mulher e índices de feminicídios. Segundo Raquel, nenhum caso atendido teve o registro de morte e reforça a importância de denunciar casos de violência.
Ela reforça que as mulheres assassinadas não estavam assistidas pela medida preventiva, um índice que corresponde a 5% de mortes na região.
Violência no Mercado do Produtor em Juazeiro
Para reforçar a vigilância e a segurança de quem frequenta o Mercado Produtor, a policia militar está adquirindo equipamentos para auxiliar contra a violência. Segundo o Coronel Valter Santos, outra ação que tem colaborado para diminuir as mortes, é a abordagem de todos que entram no Mercado. “A segurança será fortalecida para dar apoio às pessoas da região e daqueles que vêm para cá fortalecer a economia da região”, reforçou.
O Comando de Policiamento da Região Norte (CPR-N), informa que nova frota de veículos irá chegar para ajudar nas rodas, além de uma frota de quadriciclos para colaborar na segurança dos banhistas nas Dunas de Casa Nova e barcos para operar no Rio São Francisco.