A recente declaração do secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, sobre a possibilidade de entrada de produtos como café e manga, entre outros, no mercado norte-americano com tarifa zero, desde que provenientes de países com acordos comerciais firmados, acendeu um sinal de oportunidade para o setor produtivo mundial.
Embora o Brasil ainda não esteja contemplado nessa medida, o prefeito de Casa Nova, Anisio Viana, comemorou a notícia e anunciou que segue articulando na causa, unindo esforços junto ao presidente da Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), Guilherme Coelho, e ao deputado federal Adolfo Viana para buscar a inclusão dos produtos brasileiros, com destaque especial para a manga, nesse benefício.
“Casa Nova é um dos maiores polos produtores de manga do Brasil, e não vamos medir esforços para garantir competitividade aos nossos produtores. Essa é uma luta que já iniciamos e que vamos intensificar para que nossa fruticultura continue forte, gerando emprego e renda para nossa gente”, destacou o prefeito Anisio Viana.
Ações concretas já realizadas
Essa não é a primeira iniciativa do gestor em defesa do setor. Anisio Viana já esteve reunido com o presidente da Abrafrutas e, posteriormente, em Brasília, onde, ao lado do deputado federal Adolfo Viana, deu origem ao Projeto de Lei 3.668/2025. A proposta prevê medidas emergenciais e temporárias para empresas exportadoras atingidas pela alíquota adicional de 40%, incluindo isenção de impostos federais e a criação de linhas de crédito específicas para o setor.
Com determinação e articulação política, o prefeito reafirma seu compromisso de manter Casa Nova no protagonismo da fruticultura nacional, garantindo mais oportunidades para produtores, trabalhadores e toda a cadeia produtiva local.