A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realizou, nesta terça-feira (23), no auditório da Seduc, mais um encontro de formação continuada para gestores e vice-gestores da rede municipal de ensino. O evento teve como tema a “Educação Pública em Foco: Regime de colaboração e princípios da administração pública no contexto da gestão educacional”.
Durante o dia, o evento realizou diálogos acerca do direito administrativo e sobre o uso dos recursos financeiros oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC), que são o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) básico, o PDDE qualidade, o PDDE estrutura e todas as suas ações agregadas. “É importante orientar os nossos profissionais acerca da utilização dos recursos oriundos do PDDE, para que utilizem o recurso de maneira eficiente e eficaz. Assim, nós ampliamos o conhecimento e melhoramos a aprendizagem e melhoramos as vidas dos nossos alunos, porque a gente sabe que a educação é o único atalho capaz de mudar a vida das pessoas”, pontuou a superintendente de Gestão Escolar, Programas e Projetos da Seduc, Alexandrina Araújo.
O encontro foi conduzido pelos professores formadores da Rede PDDE Bahia, da Secretaria de Educação do Estado, Ana Rita Tabosa e René Couto. “Estamos fazendo um trabalho articulado com a Seduc, na perspectiva de assegurar alguns conceitos de administração pública, permeando um pouco sobre os princípios constitucionais e discorrendo sobre a importância do direito à educação, que é um direito social. É necessário apreender esses ditames, para que a gente tenha um conhecimento mais ampliado e aprofundado dos procedimentos no âmbito administrativo, para desempenharmos da melhor forma possível as nossas ações”, contou René.
Para o gestor da Escola Municipal Manoel Nunes Amorim, no Salitre, Robson Santana, a formação vai contribuir diretamente para o trabalho dos gestores escolares. “Essa formação tem grande valor para nós, enquanto gestores, pelos esclarecimentos jurídicos que ela trouxe. Nós aprendemos mais sobre a legislação, sobre como aplicar melhor os recursos financeiros e gerir melhor as escolas do município”.
No encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conferir uma apresentação cultural dos estudantes da Escola Municipal Estação do Saber José Carlos Tanuri.