Prefeitura de Salgueiro decreta luto oficial de três dias pela morte de Mestre Jaime; Secult-PE emite nota de pesar

0
Foto: Héliton Araujo/ Arquivo pessoal
Foto: Héliton Araujo/ Arquivo pessoal
Foto: Héliton Araujo/ Arquivo pessoal
Foto: Héliton Araujo/ Arquivo pessoal

A prefeitura de Salgueiro (PE) decretou luto oficial de três dias pelo falecimento de Jaime Alves Concerva, o Mestre Jaime. O carnavalesco, criador do bloco ‘A Bicharada’ , estava internado deste o último sábado (4), no Hospital Regional de Salgueiro. Ele testou positivo para a Covid-19 e morreu de falência múltipla dos órgãos nesta segunda-feira (4), aos 98 anos.

A Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) emitiram uma nota de pesar.

“É com enorme pesar que a Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) informam a morte do Mestre Jaime, símbolo do Carnaval do Sertão pernambucano e famoso por ter criado o bloco de bonecos A Bicharada, que há mais de 70 anos desfila pelas ruas de Salgueiro.

Nascido Jaime Alves Concerva, Mestre Jaime marcou seu nome na história do município com a criação de bonecos gigantes inspirados em animais. Ao longo de 75 anos, ele levou alegria aos foliões com suas obras, representando não só a fauna, mas também pessoas anônimas. Além de artista plástico, Mestre Jaime era músico e alfaiate.

Farão muita falta em nosso Estado aquele sorriso de ouro, as roupas luxuosas e coloridas, além da energia e do espírito transgressor que Mestre Jaime sempre carregava. Ele tinha 98 anos e estava internado, após diagnóstico de Covid-19″.