O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Ranilson Ramos, estará no sertão na próxima segunda-feira (27), para inauguração da nova sede da Inspetoria Regional de Petrolina, localizada na Av. Fernando Goés, n°875 – Edifício Clementino de Souza Coelho.
As Inspetorias Regionais são unidades do Tribunal de Contas no interior do Estado. Ao todo são seis unidades instaladas em todas as regiões. A de Petrolina é responsável pela fiscalização de 24 municípios do Sertão.
A inauguração do novo prédio terá início às 10h e contará com a presença do presidente, conselheiros e conselheiros substitutos, membros do Ministério Público de Contas, gestores públicos e servidores do TCE.
Com a reforma, a área útil do prédio aumentou de 400 para 735 metros quadrados. A Inspetoria passa a contar com acessibilidade e sustentabilidade, além de placas solares que reduzirão o consumo de energia em 50%. O auditório, que tinha capacidade para 40 pessoas, vai comportar agora 60 pessoas. Além disso, a sede terá uma sala de inovação em gestão pública.
A partir do dia 1° de janeiro, a Inspetoria de Petrolina passará a fiscalizar o próprio município, além de ser responsável pela fiscalização dos municípios de Afrânio, Araripina, Belém do São Francisco, Bodocó, Cabrobó, Cedro, Dormentes, Exu, Granito, Ipubi, Itacuruba, Lagoa Grande, Moreilândia, Orocó, Ouricuri, Parnamirim, Salgueiro, Santa Cruz, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista, Serrita, Terra Nova, Trindade e Verdejante.
A Inspetoria de Petrolina foi inaugurada no dia 03 de setembro de 1993, durante a presidência do conselheiro Adalberto Farias, com o objetivo de aproximar os jurisdicionados e levar o TCE para perto do povo sertanejo. Foi a segunda inspetoria do TCE a ser criada no interior do estado, logo após a de Garanhuns. No início não tinha sede própria, mas em 2001 conquistou o endereço onde realiza suas atividades atualmente.
Fonte: Ascom TCE