O primeiro lote com 600 urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições de 2022 foram recebidas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), em Salvador, nesta segunda-feira (31). As urnas fazem parte dos 14.993 novos equipamentos que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) enviará para a Bahia.
Os modelos recebidos nesta segunda-feira foram fabricados na cidade de Ilhéus, no sul do estado. Além de serem produtos nacionais, os equipamentos são modelo 2020 e possuem design atualizado e mais acessível.
No novo modelo, o teclado do terminal do eleitor foi reposicionado em relação à tela de LED. O terminal do mesário também foi modificado, e agora passa a ter uma tela sensível ao toque e um leitor de identificação biométrica com maior área de captura.
Segundo o TRE-BA, as novas urnas corresponderão a um total de 36% dos votos nas eleições deste ano, o que representa cerca de 3,5 milhões de votos nos novos equipamentos.
De acordo com o presidente do órgão, o desembargador Roberto Frank, com a chegada destes modelos a Bahia passará a ter 41.491 de urnas.
O TRE-BA não especificou quais cidades receberão os equipamentos de modelo 2020.
(Foto: Reprodução)