Rui Costa tira PM do esquema de segurança da visita de Bolsonaro na Bahia

0
(foto: reprodução)

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), vetou a participação da Polícia Militar da Bahia na segurança do evento de inauguração do novo aeroporto de Vitória da Conquista, nesta terça-feira (23), com a participação do presidente Jair Bolsonaro (PSL). A informação foi divulgada pela Folha Press.

Bolsonaro usou uma rede social para criticar a medida. “Lamentável a decisão do governador da Bahia que não autorizou a presença da Polícia Militar para a nossa segurança. Pior ainda, passou a responsabilidade de tal negativa ao seu Comandante Geral”, disse.

Em entrevista a uma rádio baiana, o governador justificou que o evento de inauguração passou a ser um ato exclusivamente federal. “Eu não posso colocar a Polícia Militar para espancar o povo baiano que quer conhecer o novo aeroporto. Quem é popular e tem medo de ir às ruas, fica em seu gabinete. Se o evento é exclusivamente federal, as forças federais que cuidem da segurança do presidente”, afirmou.

O governador ainda disse que “quem é governante tem que enfrentar aplausos, beijos, selfies, mas também tem que ter o ônus de, às vezes, sofrer protestos” e que “isso faz parte da democracia.”

Além de retirar a PM, o Rui Costa fez questão de não recepcionar o presidente em solo baiano, postura diferente da adotada em Pernambuco no mês de maio. Na ocasião, o governador Paulo Câmara acompanhou o presidente do Recife à Petrolina e até encarou vaias de simpatizantes do Governo Federal durante um evento.