Secretário de Serviços Públicos debate balanço de ações realizadas em Juazeiro

0

Em entrevista ao programa Nossa Voz desta quarta-feira (27) o secretário de Serviços Públicos de Juazeiro, Charles Leal fez um balanço das ações realizadas no município baiano.  Ele informou que a secretaria vem trabalhando para garantir o patrolamento de todas as estradas vicinais do interior de Juazeiro. 

“Nós avançamos no ano passado, com o patrolamento nos bairros que estão no centro de Juazeiro, além do inteiro como Itamotinga, Maniçoba, Carnaíba, Juremal e uma parte do Salitre”, disse Charles que completou afirmando que já existe uma empresa vencedora para iniciar o serviço em todas as estradas vicinais de todo interior de Juazeiro. 

 Projeto ‘Juazeiro da Gente’

Uma das apostas do governo é o projeto Juazeiro da Gente, que desde o início do ano, a prefeitura, através da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), vem realizando melhorias estruturantes nos bairros da cidade. 

“A gente realiza uma averiguação de toda a necessidade que o bairro tem, seja de esgoto, drenagem, calçadas, carpina e pintura, e dentro de quatro dias devolvemos o bairro todo requalificado”, explicou Leal. 

Combate ao vandalismo

Para o secretário, aproximação da sociedade com as secretarias através do projeto ‘Juazeiro da Gente’ vem conscientizando os moradores a denunciar atos de vandalismos. “A população nos ajuda enviando vídeos, denunciando quem está jogando aterro no lugar indevido, maltratando animais, fazendo atos de vandalismo, e é quando a gente aciona a guarda municipal”, expôs o secretário. 

Resíduos sólidos

Até o ano passado, os juazeirenses contavam com os Ecopontos em lugares estratégicos da cidade, um espaço específico para que a população pudesse destacar regularmente os entulhos. Charles Leal contou que a ação estava trazendo mais prejuízos para a sociedade do que benefícios, pois, segundo ele, colabora para aparição de  roedores. 

“A gente entendeu ouvindo a população que esses ecopontos eram uma transferência do lixão para o centro da cidade. Se todos os dias os resíduos sólidos fossem retirados, seria perfeito. Mas o que acontecia é que passava três, quatro meses com o lixo acumulado, gerando ratos, baratas e a comunidade não aceitava aquilo”, disse. 

Muriçoca

Charles Leal contou que no início do governo a secretaria conseguiu diminuir a quantidade de muriçocas na cidade, utilizando o cal dentro dos canais. Mas, para que a situação de muriçocas tenha fim, é necessário  um conjunto de ações. 

“É preciso manter a limpeza constante dos canais e fazer com que não corra esgoto nos canais.  Apesar de termos construídas elevatórias, elas não funcionam 100%, e esses esgotos escorrem nos canais, além de outras coisas que contribuem, desde as pessoas que jogam lixo nos canais”, informou.