O cooperativismo faturou R$ 588 bilhões na economia brasileira em 2022. Deste total, o setor agropecuário foi responsável por uma contribuição significativa de R$ 210 bilhões, gerando emprego e renda de Norte a Sul do País.
Falando para um público de produtores rurais, dirigentes de cooperativas agropecuárias, de saúde e de crédito, e estudantes das áreas agronômicas e de comércio exterior, o presidente nacional do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Márcio Lopes de Freitas, afirmou, nesta, sexta-feira (14), em Petrolina – PE, que as cooperativas agropecuárias são provas incontestes de que é possível construir uma sociedade mais justa na economia globalizada, equilibrando prosperidade, desenvolvimento econômico e social.
Palestrante principal do Seminário Cooperativista da Região do Sertão do São Francisco, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Pernambuco (Sescoop/PE) em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR), Márcio Lopes de Freitas, acrescentou ainda que a força do cooperativismo agropecuário vem das pessoas e dos princípios e valores que orientam este modelo de negócio, e que o futuro do setor está na conectividade das novas gerações através do processo democrático e justo do cooperativismo em todos segmentos. O ramo agropecuário no Brasil reúne hoje mais de 1 milhão de cooperados em 1.170 cooperativas que empregam 239.628 pessoas.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina, Jailson Lira, o seminário trouxe um novo ânimo para os cooperados da área agrícola que enfrentam diariamente sérios problemas para produção e comercialização de seus produtos no mercado interno e também no exterior. “Um momento muito oportuno, rico de conhecimentos e experiências para enfrentarmos os desafios do segmento cooperativista nos próximos anos”, ressaltou. A coordenadora do curso de Comércio Exterior da Faculdade de Petrolina (Facape), Michela Mota, participou com um grupo de 14 alunos e revelou, ao final, que todos saíram satisfeitos do seminário.
No encerramento, o presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira, destacou a importância da participação de Márcio Lopes de Freitas para os bons resultados do encontro. “Tivemos em Petrolina a última etapa de uma maratona de cinco seminários regionais. Trazer o Márcio foi um verdadeiro coroamento pela importância dele para a cultura cooperativista e como membro do Conselho de Administração da Aliança Cooperativa Internacional (ACI)”, concluiu.
Participaram também do evento, entre outras lideranças do segmento, o presidente da cooperativa médica Unimed Vale do São Francisco, Francisco Otaviano, o superintendente substituto regional da Codevasf, José Costa Barros e o prefeito de Lagoa Grande, Vilmar Capellaro. Além da palestra, a programação da jornada teve ainda visitas às cooperativas (parreirais e packing houses), reuniões com dirigentes locais e um almoço que contou com a presença do prefeito de Petrolina, Simão Durando e secretários municipais.