Servidores denunciam reutilização de luvas no HU e sindicalista dispara: “É o máximo de incompetência”

0

Pacientes e trabalhadores da saúde estão em risco, segundo a denúncia feita na manhã desta segunda-feira (19) no programa Nossa Voz. De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina, Walber Lins, luvas descartáveis estão sendo reutilizada no atendimento ao público internado no Hospital Universitário.

“Temos provas documentais disso e essa situação precisava ser divulgada porque a própria população está em risco”, afirmou Lins.

Walber também reforçou a impossibilidade de esterilização desse material. “Luva reutilizada é o maximo de incompetência em gerência no trato com os usuários. Imagina ser tratado com material usado por outra pessoa? A esterizacao não é garantida porque a temperatura necessária provocaria deformação, rasgaria ou não se adequaria às mãos de quem está utilizando”, reforçou.

Informações repassadas ao Nossa Voz por funcionários, que não querem ser identificados, dão conta de que as luvas estariam sendo lavadas e devolvidas para assistência aos pacientes. “Nessa administração, o controle de infecção foi perdido. Não há qualidade. A consequência é a exposição da população ao desserviço . São critérios básicos da saúde. Clamo as autoridades de fiscalização, que o Ministério Público possa vir cobrar a situação. Como conselheiro municipal de saúde não poderia passar uma coisa dessa. Estamos numa pandemia e não há um controle mínimo de infecção”, lamentou o sindicalista.

Além dos problemas relacionados à reutilização dos materiais descartáveis, o sistema de climatização do Hospital Universitário não estaria funcionando. As janelas da unidade são lacradas e isso estaria gerando um grande desconforto à população.

Diante de todos esses fatores mencionados, o próximo passo do Sindsemp será acionar o Conselho Municipal de Saúde para que o órgão de controle social possa formalizar a denúncia. ” Estamos notificando o Conselho para que acione o Ministério Público. A mídia também tem um papel importantíssimo na proteção à sociedade. A gente precisa realmente desse apoio nesse momento. Nós, profissionais de saúde, temos manuais de biossegurança é eles são claros: Material descartável não tem como ser reaproveitado. Luvas principalmente, não existe essa possibilidade”, carimbou Lins.

O Nossa Voz entrou em contato com a assessoria de comunicação do Hospital Universitário e aguarda o posicionamento da direção da unidade sobre o assunto.