Sucesso de público, Feira Sertão de Vinho confirma qualidade do ensino do IF Sertão

0

A 2ª edição da Feira Sertão de Vinhos foi um sucesso. Além da parceria com diversas vinícolas e empresas especializadas na venda de vinhos de diversos tipos, realização de oficinas de drinks e harmonizações, o evento destacou o protagonismo dos alunos da Escola do Vinho do IF Sertão Campus Zona Rural, entidade realizadora do evento. Durante a abertura, o diretor do campus, Erbs Cintra falou ao Nossa Voz sobre o sentimento de missão cumprida ao avaliar a feira. 

“Aquilo que a gente planeja com tanto carinho, a parceria com a Grande Rio, a parceria com as vinícolas da região, o envolvimento dos nossos servidores, da nossa comunidade, dos nossos alunos, faz com que a gente possa colher esses frutos, ver o nosso espaço, na 2ª Feira Sertão de Vinhos, um verdadeiro sucesso. Temos um tapete vermelho estendido para  receber os nossos visitantes que estão com a gente e esperamos que todos e todas possam desfrutar ao máximo desse espaço. Com certeza, nós temos hoje, aqui, um dos melhores espaços de enologia do país”, destacou.

Os coordenadores e professores do curso de Enologia e Viticultura não escondiam o orgulho que sentiam dos seus alunos. Segundo Elis Nogueira, a preparação começou muito antes da data do evento.  “A gente começou fazendo esse treinamento com os alunos bem antes desse momento. Elaboramos projeto de ensino, juntando com as disciplinas envolvidas, que são várias, entre elas Marketing, Empreendedorismo, Enologia I, Microbiologia, Enogastronomia, dentre outras. Então, a gente montou esse projeto de ensino e foi trabalhando com esses alunos, montando esses mini cursos que estão envolvidos e fazendo um treinamento de serviço. Contando um pouquinho para eles como é a história, entramos em contato com as vinícolas que nos passaram esses rótulos e trabalhamos com eles todo o processo de elaboração e todo esse preparo para eles fazerem esse atendimento de serviço ao público”. 

O professor Pedro Noronha ressaltou o desempenho dos alunos e as perspectivas de mercado após a conclusão dessa formação. “Os alunos e as nossas alunas são preparados para enfrentar um mercado de trabalho na área de produção, da enologia, da viticultura também, dando suporte direto e indireto, na parte de comercialização, enoturismo, controle de qualidade, enfim, é um processo de formação extremamente robusto, extremamente bem preparado, bem elaborado. Nosso corpo docente é extremamente preparado, qualificado também, assim, os alunos saem com um diferencial fantástico. Não é à toa que hoje não conseguimos dar conta da demanda de profissionais formados ou então, para a realização de estágio, tanto aqui nas vinícolas da região, aqui do Nordeste, como também, São Paulo e o eixo Sul e Sudeste”. 

A professora Ana Paula Barros não escondeu a emoção de ver o projeto concretizado. “Estamos falando a todo momento o quanto estamos emocionados de fato. O Instituto Federal tem uma função de mudar a vida das pessoas, a educação faz isso e o que a gente vê aqui é a alegria dos alunos, a participação deles e por verem o movimento do que eles realizaram, junto com a gente, os professores, e os participantes, que a todo o momento chegam nos abordado, nos dizendo o quanto estão surpresos e felizes com a qualidade que está sendo ofertada aqui. Estamos muito felizes mesmo”. 

A Grande Rio FM foi parceira da Feira Sertão de Vinhos, auxiliando na ampla divulgação do evento. A CEO das Rádios do Sistema Grande Rio de Comunicação, Ana Amélia Lemos, relembrou como se formou essa união. “Tudo isso surgiu de uma visita que fiz ao IF Sertão e tive o prazer de fazer uma degustação. Fui super bem recebida, qualquer pessoa que queira vir pode fazer uma visita agendada aqui. Conheci a Escola do Vinho e fiquei encantada e graças a Deus, Nosso Senhor foi tão bom que me colocou no final de abril e vi o projeto pronto, a feira pronta e já agendada e nós assumimos essa divulgação, vamos chegar junto, é o 2º ano, a feira tem tudo para crescer e assim isso tudo aconteceu”.

Ana Amélia ainda ressaltou que essa contribuição faz parte do empenho da emissora em contribuir com o desenvolvimento do Vale do São Francisco e região. “Fizemos programetes que integraram a nossa programação, entrevistas, mas com tudo isso, o que a gente quer? Popularizar o vinho. O Vale é um excelente produtor de vinhos, temos grandes marcas e também da região e até empresas de fora que se instalam aqui, ganham muitos prêmios e as pessoas precisam saber. Precisam chegar no barzinho, no restaurante, fazer o pedido. Quebrar essa cultura de dizer que vinho é caro. Tem de todo preço, que harmoniza com o bode, com bolinho de feijoada, com queijo coalho, harmoniza com tudo. Os estudos estão avançados e não  deixamos  a desejar para nenhuma outra região”, relacionou.