O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) anunciou nesta segunda-feira (21) que volta a exigir o uso de máscara nas dependências do órgão e dos cartórios eleitorais. O documento com a determinação está disponível no site do TRE-BA.
A ação destinada é para todos os desembargadores eleitorais, juízes eleitorais, advogados e servidores. O uso do equipamento de proteção ainda se estende para estagiários, demais colaboradores e visitantes.
A medida publicada na edição extra do Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta segunda-feira, ocorreu devido a elevação da curva de casos da Covid-19 no estado. Neste mês de novembro, por exemplo, a taxa de ocupação de leitos aumentou em Hospital Espanhol, referência para Covid-19 em Salvador.
Além disso, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Barris, também na capital baiana, ampliou, nesta segunda-feira, a testagem após mais da metade dos resultados do fim de semana serem positivos.
Na Bahia, a flexibilização do uso de máscaras em locais aberto foi iniciado em abril deste ano, com a redução de casos de Covid-19. Em setembro, o governo do estado publicou outro decreto com atualização das normas de prevenção à Covid-19, retirando a obrigação da máscara no atendimento ao público, nos transportes, academias e eventos com venda de ingressos.
Apesar do registro do aumento de casos, o governo da Bahia informou que ainda não há uma medida para o retorno da obrigatoriedade do uso de máscara no estado.