O ambiente de inovação, os avanços tecnológicos e o uso da Inteligência Artificial também estão na pauta de discussões dos Tribunais de Contas.
Cada dia mais presente na vida das pessoas, a tecnologia também permite aos órgãos de controle obter resultados de sucesso no combate ao desperdício de dinheiro público e na melhoria da qualidade dos serviços prestados à população, por meio de ações de orientação, fiscalização, e julgamentos nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, entre muitas outras.
A cidade do Recife, já reconhecida por seu avançado ecossistema de tecnologia, onde está sediado o Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil, vai reunir, num evento, servidores dos Tribunais de Contas de todo o país para discutir inovação e transformação digital, segurança e privacidade de dados, desafios da Era Digital, Uso de Inteligência Artificial para apoio às ações de fiscalização do controle externo, entre outros temas.
O 5º Encontro Nacional de Tecnologia da Informação acontece nestes dias 15 e 16 de junho, no auditório da OAB-PE (Rua do Imperador Pedro II, 346 – bairro de Santo Antônio), com a presença de palestrantes convidados e especialistas no assunto.
O evento está sob a coordenação do conselheiro Carlos Neves, presidente do Comitê Técnico de Tecnologia, Governança e Segurança da Informação dos Tribunais de Contas, e conta com a parceria do Instituto Rui Barbosa e apoio da Atricon e Conselho Nacional de presidentes dos TCs.
De acordo com o conselheiro, as vantagens incontáveis da tecnologia, já criadas às instituições, a exemplo da otimização do tempo, da gestão de processos e sistematização de dados globais, trazem, entretanto, muitas dificuldades também, a exemplo do risco de perdas e vazamentos de informações com ataques a sites eletrônicos, além dos limites éticos quanto ao uso de Inteligência Artificial.
“E é nesse ambiente de debate de iniciativas, experiências e desafios que brotam as ideias para identificar caminhos que induzem às melhorias da gestão pública. Por isso a importância de os Tribunais de Contas se reunirem nesse encontro para discutir o tema e se inserir em contexto tão atual quanto o da inovação tecnológica”, afirmou o conselheiro Carlos Neves.
Clique no link para conferir a programação:
(Ascom)