Prefeitura de Juazeiro recebe vacinas Covid-19 e encaminha para as Unidades Básicas de Saúde

0

A Prefeitura de Juazeiro por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) informa à população que recebeu, nesta terça-feira (29), por meio do governo do estado, algumas doses das vacinas da Covid-19. Desde a primeira quinzena de outubro, o governo federal anunciou um ‘desabastecimento momentâneo’ da vacina, assim como os imunizantes contra a Febre Amarela e Varicela (Catapora), que estão em falta em todo o país, de acordo com informações do Ministério da Saúde. Em Juazeiro, as vacinas da Covid 19 foram encaminhadas, nesta quarta-feira (30), para as unidades básicas de saúde (UBS).

Segundo a diretora de Atenção à Saúde, Bruna Mattos, devido a pouca quantidade recebida pelo estado, foi programada a distribuição para atender às unidades, enquanto aguarda a chegada de um novo lote. “As vacinas já estão chegando nas unidades e a partir de amanhã, dia 31. Neste primeiro momento, as vacinas estarão disponíveis apenas para os grupos prioritários: crianças a partir de 6 meses a menores de cinco anos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pacientes imunossuprimidos e idosos a partir de 60 anos”, destacou. A diretora de atenção em saúde ressalta que ainda não foram enviadas as vacinas contra a febre amarela e varicela (catapora) e que aguarda o abastecimento.

Vacina antirrábica humana

 Mattos também esclarece as dúvidas da população com relação à vacina antirrábica humana, imunizante utilizado na profilaxia pós mordida de cães e gatos. “A vacina antirrábica humana utilizada na profilaxia pós mordida de animais que transmitem a raiva é distribuída em pequenas quantidades pelo Estado e, por isso, temos unidades como referência para esta vacinação, facilitando o acesso da população”, destacou.

Rede Frio

A secretaria de saúde orienta à população que caso a sua unidade de referência não disponha de determinado imunizante ou sala de vacina, o usuário pode ir em qualquer unidade de saúde para imunização ou ao Centro de Saúde III, na Orla I, onde fica localizada a UBS do Angari e a Rede Frio local, onde ficam armazenadas as vacinas.

Ascom/PMJ