O município de Juazeiro deu um passo significativo para incentivar a igualdade e oportunidades para as mulheres no mundo do trabalho, o lançamento do Selo Lilás, nesta sexta-feira (24), no Centro de Cultura João Gilberto. O evento teve o objetivo de apresentar e divulgar as inscrições para o segundo edital do Selo, que seguem abertas até o dia 12 de fevereiro pelo site (www.selolilas.spm.ba.gov.br).
O prefeito Andrei Gonçalves destacou a importância do Selo Lilás como política pública que incentiva a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres. “Em nossa gestão vamos cuidar das mulheres em todos os segmentos, seja no mundo do trabalho, na saúde, educação, segurança. Por isso, implantamos uma secretaria especifica para fortalecer e viabilizar todas as necessidades referentes as mulheres, e colocamos na linha de frente da nossa gestão várias mulheres. Quero agradecer a secretária Neusa Cadore pelo cuidado e parceria com Juazeiro, e dizer que vamos realizar muitos projetos para fortalecer as mulheres da nossa cidade”, garantiu.
Instituído pela Lei Estadual 14.343/2021 e regulamentado pelo Decreto Estadual nº 22.173/2023, o Selo Lilás propõe critérios como 30% de mulheres no quadro funcional ou plano para chegar a esse patamar; o respeito às leis trabalhistas; o enfrentamento e a prevenção de qualquer tipo de violência; políticas de inclusão e diversidade que contemplem mulheres trans, negras, indígenas e quilombolas.
Durante a cerimônia, a secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Neusa Cadore destacou a atenção e a vontade do prefeito Andrei Gonçalves, que antes de assumir a gestão fez uma visita na SPM e declarou compromisso com políticas públicas para as mulheres de Juazeiro. “Andrei foi o primeiro prefeito que chegou à nossa secretaria, expressando o desejo de criar a primeira Secretaria da Mulher no município, fiquei feliz e impressionada com a iniciativa. E hoje estamos aqui para apresentar o Selo Lilás, que é uma política pública que incentiva e reconhece o compromisso das empresas, entidade e organizações que efetivamente contribuem para mudar essa realidade, com a valorização e garantia de direitos das mulheres. Quero parabenizar ao prefeito, a primeira secretária das Mulheres, Érica por essa parceria, juntos vamos implementar muitos projetos importantes para Juazeiro”, ressaltou.
A Diretora da Adesba, Virgínia Brito, celebrou a conquista do selo pela instituição, a primeira de Juazeiro a ser certificada. “A nossa organização tem como fundamento a valorização e o respeito ao trabalho da mulher. Então, é um marco o recebimento do selo, que vem coroar justamente o nosso trabalho, a nossa forma de fazer a Adesba e de como a gente constrói as nossas vidas, as nossas relações aqui no nosso trabalho e no nosso convívio”, afirmou.
A secretária de Mulheres e Juventude de Juazeiro, Érica Daiane, reforçou o impacto positivo da certificação para o município. “O Selo Lilás é de suma importância para fomentar a valorização das mulheres no ambiente corporativo, incentivando políticas de igualdade de gênero”, afirmou. Segundo Érica, o município já está estudando, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, formas de promover incentivos para as empresas que aderirem ao selo.
Estavam presentes no evento o vice-prefeito Tiano Félix, a primeira dama, Luciana Almeida, a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Francisca Teonília, o gerente do Sebrae Juazeiro, Carlos Cointeiro, o presidente da ACIAJ, George Falcão e diversos setores empresarial, comercial e da sociedade civil do município.