Casais de Lagoa Grande, no sertão pernambucano, interessados em oficializar a união através do projeto Casamento Comunitário, iniciativa da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS) e do Cartório Civil da cidade, têm somente até esta quarta, 10, para realizarem as inscrições iniciadas em setembro.
As inscrições estão sendo feitas no Cartório de Registro Civil do município (Cartório de Dona Ivete), localizado na sede de Lagoa Grande. Serão 100 vagas disponibilizadas para o Casamento Comunitário deste ano.
Conforme a secretária municipal de Assistência Social, Eliene Neri Martins, o SIM dos casais ocorrerá numa cerimônia especial marcada para o dia 19 de dezembro, às 16h, no Centro de Treinamento e Aprendizagem (CTA) de Lagoa Grande.
“Para se inscrever, basta comparecer com a documentação exigida: cópia do RG, CPF, comprovante de residência (dos dois), certidão de nascimento (se for solteiro) e duas testemunhas. Para quem já foi casado(a), é obrigatória a apresentação da certidão de divórcio e, para viúvo ou viúva, a certidão de óbito”, detalhou Eliene, reforçando que todo o processo é gratuito.
Além da Prefeitura e da SAS, a realização do Casamento Comunitário tem a parceria do Cartório Serventia Registral e Notarial, com apoio do Tribunal de Justiça de Pernambuco e da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de Pernambuco (Arpen-PE).
“Essa é uma forma de promover inclusão e acolhimento, garantindo que os casais possam formalizar sua união civil em uma celebração única. É uma iniciativa que possibilita oficializar esse momento sem custo, mas com muito significado”, concluiu a secretária Eliene Neri.



