MPPE lança campanha de prevenção à violência contra as mulheres nos espaços de lazer noturnos

0

Nesta terça-feira (18), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em parceria com a Seccional Pernambuco da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PE), Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Pernambuco (SHRBSPE), Secretaria da Mulher do Recife (SEMUL), Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), lança a campanha “Surpresa Violeta”, alusiva à divulgação do Protocolo Violeta (Lei Municipal nº 19.061/2023). O Protocolo é uma ferramenta de apoio ao enfrentamento à violência e importunação sexual contra as mulheres em bares, restaurantes e estabelecimentos afins do Recife.

O lançamento da campanha, resultante de procedimento instaurado na 7ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital (Direitos Humanos), ocorre durante os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, período de mobilizações e reflexões sobre os variados cenários da violência de gênero e outras formas de agressões contra as mulheres. 

O objetivo, de acordo com o Promotor de Justiça Westei Conde y Martin Júnior, é sensibilizar a população para o tema. Segundo ele, campanhas dessa natureza são importantes e necessárias para a prevenção e redução à violência de gênero, além de orientar as mulheres acerca dos serviços disponibilizados para atender às suas necessidades, tanto no Recife quanto em todo o Estado.

A campanha, que contará com a participação de 20 bares e restaurantes do Recife (10 localizados na Zona Norte e 10 na Zona Sul da cidade), será lançada às 10h desta terça-feira (18), no Salão de Eventos P3, do Senac-PE (Edifício Pelópidas Soares – Avenida Visconde de Suassuna nº 500), no bairro de Santo Amaro – Recife). 

Durante todo o período da campanha, os estabelecimentos participantes estarão oferecendo aos clientes a “Surpresa Violeta”, um drink não alcoólico à base do monin (xarope usado para aromatizar e saborizar bebidas, como sodas italianas e coquetéis). O valor promocional da bebida será R$ 12,90 – 50% do valor será repassado ao Fundo Municipal de Política para a Mulher (FMPM).