O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) lançou, no dia 9 de setembro de 2025, o guia “Linguagem inclusiva para integrantes do Ministério Público de Pernambuco”. A cartilha, produzida pela Assessoria Ministerial de Comunicação Social (AMCS), traz dicas e orientações práticas para uma comunicação eficaz e pautada nos princípios dos Direitos Humanos.
A linguagem inclusiva é uma técnica de comunicação utilizada com o objetivo de incluir e representar todas as pessoas, evitando o uso da linguagem discriminatória, burocrática e jargões técnicos. A opção é pela utilização de uma linguagem mais direta, concisa, com o uso de termos neutros para evitar a exclusão, baseada em gênero, raça e outras características sociais, de forma a garantir a equidade na comunicação.
Para a produção da cartilha, foram chamados a contribuir os centros de apoio operacional (CAOs) e os Núcleos temáticos. O guia, com apenas 13 páginas, traz conceitos essenciais em linguagem simples e o uso de termos inclusivos: gênero, étnico-racial, povos indígenas e comunidades tradicionais, pessoas com deficiência, pessoas LGBTQIA+, questões ambientais, pessoas idosas, infância e juventude.
A cartilha estará à disposição de todos os membros e servidores do MPPE. Poderá ser acessada utilizando o link: https://portal.mppe.mp.br/w/guia-linguagem-inclusiva-para-integrantes-do-minist%C3%A9rio-p%C3%BAblico-de-pernambuco